Dar a volta por cima. Esse é o pensamento no Atlético após a eliminação, em casa, da Copa do Brasil. Ontem à tarde, os jogadores se reapresentaram no CT do Caju e realizaram um treino regenerativo, mas já estão focados em outra competição. Amanhã, o Rubro-Negro estréia contra o Figueirense, no Brasileirão. A delegação embarca hoje, às 13h, com destino a Florianópolis. Antes realiza um treinamento comandado por Vadão. O zagueiro Danilo, capitão da equipe, destacou a necessidade do Furacão realizar uma boa campanha no Brasileirão para conseguir, ao menos, uma das vagas à Libertadores. Obter essa vaga a partir da conquista da Copa do Brasil era o projeto inicial do time paranaense.
A desclassificação do time, da maneira que ocorreu, deixou à mostra a necessidade de contratação de reforços. Esse, inclusive, foi um dos assuntos tratados pela comissão técnica e diretoria atleticana. Até agora, o Furacão adquiriu quatro jogadores para fortalecer o elenco: o lateral-esquerdo Edno, 24 anos, do Noroeste (SP); o atacante Wallyson, 18, do ABC de Natal (RN); o meia-atacante Tiago, 25, destaque do Paranavaí, e o volante colombiano Edwin Valencia, 22. Destes, apenas o último foi confirmado oficialmente pela diretoria rubro-negra e já está registrado no BID da CBF. Na coletiva, após a derrota para o Fluminense, o técnico Vadão falou sobre o assunto. ?A diretoria está fazendo a parte dela e correndo atrás. Mas a equipe vai ser reforçada indiscutivelmente. O Edno teve uma contusão. Estamos fazendo exames nos demais jogadores, como o Tiago. Mas o mais rápido possível eles vão entrar?, afirmou.
Saída?
Na contra mão das contratações, a saída de Denis Marques voltou a ser assunto. Ainda em tratamento no departamento médico, o jogador estaria nos planos do Fluminense para a disputa do Brasileirão.
A intenção do Tricolor das Laranjeiras seria trocar o jovem atacante Lenny pelo goleador paranaense. As negociações estariam sendo conduzidas pelo coordenador de futebol do Fluminense, Branco, que permaneceu em Curitiba após a vitória do seu time. Atualmente Lenny é reserva no tricolor, mas participou da jogada que resultou no gol que eliminou o Atlético da Copa do Brasil.
No início dessa semana, o Palmeiras anunciou ter desistido da contratação de Denis por não chegar a um acordo com o Furacão, que considerou o valor proposto pelo time paulista muito baixo.
A assessoria de imprensa rubro-negra não confirmou a realização da reunião envolvendo Branco e a diretoria do clube paranaense.
Furacão tenta derrubar escrita em Florianópolis
Nos últimos anos, a estréia do Atlético em campeonatos brasileiros não tem sido boa. Jogando fora de casa, então, o Rubro-Negro não vence desde a Copa João Havelange, em 2000, quando fez 2 a 0 contra o Cruzeiro, no Mineirão. Já a retrospectiva na Arena da Baixada é um pouco melhor -não sai vitorioso desde 2003, quando ganhou do Grêmio, também por 2 a 0.
Para complicar ainda mais a tarefa atleticana nessa abertura da competição nacional, o adversário é o algoz Figueirense. O clube catarinense nunca perdeu para o Furacão em campeonatos brasileiros. Em 2006, as duas equipes empataram em três gols em Florianópolis. Em Curitiba, o Figueirense aplicou uma sonora goleada (4 a 1). O jogo foi disputado na Vila Capanema.
Desde que retornou à 1.ª Divisão do futebol nacional, em 2002, Atlético e Figueirense se enfrentaram nove vezes. Foram cinco vitórias catarinenses e quatro empates.