Foto: Valquir Aureliano/O Estado |
João Leonardo viajou confiante continua após a publicidade |
O Atlético vive, desde ontem, um momento histórico. O time rubro-negro está pela primeira vez na Argentina, onde enfrenta o River Plate, amanhã, no primeiro duelo pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. A equipe que vai encarar o desafio já está praticamente definida e os jogadores confiantes em um bom resultado contra um dos clubes mais tradicionais do continente.
Ontem, o Furacão treinou no estádio do Vélez Sarsfield. Hoje, o elenco atleticano faz o reconhecimento do local da partida, o Monumental de Nuñez. Se não houver problemas de última hora, o técnico Vadão deve repetir a mesma escalação dos últimos quatro jogos.
A oportunidade de enfrentar um dos grandes da Argentina motiva os jogadores rubro-negros, que prometem muita aplicação para trazer um bom resultado da capital portenha. ?Não é fácil jogar no Monumental, porque o time deles marca muito forte. Sabemos das dificuldades, mas esperamos sair com um bom placar da Argentina?, disse o zagueiro João Leonardo. O objetivo do Atlético é voltar para Curitiba com pelo menos um empate, de preferência com gols. ?Temos que procurar a vitória, mas o empate não é um resultado ruim. Como o gol fora de casa tem um valor maior, temos que procurar marcar para jogar com mais tranqüilidade na Baixada. Vamos buscar o máximo de eficiência para sair no mínimo com um empate?, garantiu o companheiro de Danilo na zaga atleticana.
Os jogadores também apontam a histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos como mais um ingrediente do confronto. ?É sempre um Brasil e Argentina e sabemos da disputa. Vamos procurar dar o máximo para sair com uma vitória?, afirmou o atacante Dênis Marques.
Assim, a expectativa é de um jogo de muita pegada, mas os atleticanos garantem que não faltará lealdade. ?Rivalidade tem, mas sempre com respeito. Isso é bom para ficarmos mais espertos e mais acirrados para essa disputa, dentro de campo, é claro, contra o River Plate?, ressaltou o centroavante Paulo Rink, que mais uma vez fica no banco de reservas.
River vai com time reserva
Se o Atlético encara a partida de amanhã como um confronto histórico, o mesmo não acontece do lado do River Plate. O técnico Daniel Passarella já declarou que a prioridade é o ampeonato Argentino e confirmou que vai escalar uma equipe reserva para o jogo contra o Furacão.
Recuperar a hegemonia perdida para o Boca Juniors é uma verdadeira obsessão para o clube ?millonario?. Assim, Passarella pretende poupar o time para a disputa caseira. ?A torcida do River prefere o torneio local à Sul-Americana.
No ano passado jogamos os dois torneios e ficamos muito desgastados. É uma grande desvantagem jogar duas vezes por semana?, afirma o treinador.
Assim, o River jogará com um time bem diferente do que disputou a Libertadores e vem atuando no Torneio Apertura. Jogadores como o goleiro Gérman Lux, o meia Marcelo Sosa e os atacantes Victor Zapata e Ernesto Farías, que não vêm tendo chance no time titular, estarão em campo amanhã. O mesmo deve se repetir no jogo de volta, marcado para o dia 12 de outubro, na Baixada. A partida será três dias antes do ?superclássico? contra o Boca.
O confronto também tem merecido pouco destaque na imprensa argentina. Alguns veículos mostram total desconhecimento sobre a partida. O site da TyC, empresa que detém os direitos de transmissão dos torneios organizados pela Conmebol, noticiava ontem que o jogo será contra o ?Internacional de Porto Alegre?.
Só pelo radinho
O rádio pode ser a única opção para quem quer acompanhar Atlético e River Plate e não pode ir até Buenos Aires. Até o momento, nenhum canal de televisão confirmou a transmissão da partida.
Como o jogo está marcado para as 19h15, nenhum canal aberto transmitirá o confronto. As TVs por assinatura que cobrem a Copa Sul-Americana ainda não confirmaram a partida em suas grades de programação. Para o horário da partida, o canal FX prevê o programa American Musclear.
Já o Sportv tem agendado Fora do Eixo e Campeonato de Futsal.
Parte da torcida atleticana está se mobilizando para reivindicar a transmissão do jogo. O site furacao.com pede que os rubro-negros enviem aos endereços eletrônicos das emissoras formulários solicitando a cobertura da partida.
Mesmo pelo rádio, a galera terá dificuldades para acompanhar o confronto. O horário da partida coincide com a transmissão em rede nacional do programa A Voz do Brasil.