Atlético está de volta às rotas de jogos internacionais

Depois de cinco anos, o time profissional do Atlético está de volta à rota das excursões internacionais. Em silêncio absoluto neste início de temporada, e longe dos holofotes do cenário do futebol paranaense, a participação na Marbella Cup, em Benahavis, na província de Málaga, na Espanha, ajudará o Furacão a se tornar conhecido na Europa. A ida do time atleticano ao Velho Continente reabre uma porta para o futebol do Estado que não ocorria desde 2002, quando o Paraná Clube realizou três amistosos durante uma excursão à Ucrânia.

Entretanto, o Atlético foi pioneiro na realização de excursões internacionais entre o Trio de Ferro. Em 1949, o Furacão foi até o Paraguai disputar amistosos contra Olímpia, Cerro Porteño e Sportivo Nacional. Vinte anos depois, a equipe atleticana esteve de novo no país vizinho para encarar o Guarani, em mais um amistoso.

A última vez que a equipe principal do Atlético se aventurou fora do Brasil foi em novembro de 2007. Com os jogadores pouco aproveitados do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Furacão, comandado pelo técnico Ney Franco, disputou a Shaka Hislop Tribute Cup, em Trinidad e Tobago. Sem grandes dificuldades nas três partidas que disputou, o Rubro-Negro voltou para casa com o título da competição.

Em dezembro do ano passado, o time sub-23 atleticano participou de um quadrangular sul-americano na cidade de Trinidad, no Uruguai, que contou com as participações da seleção anfitriã sub-20, do selecionado sub-20 do Chile, além da seleção gaúcha sub-23. Também em 2012, a equipe sub-19 do Atlético disputou torneios na Suíça e na Alemanha, e o time sub-15 do Furacão foi campeão do Torneio Los Barbados, no Caribe.

No continente europeu, o Atlético não dá as caras há duas décadas. Em 1991, na Suíça, o time atleticano disputou um amistoso contra o Servette e participou da Schutzi Cup. No mesmo ano, o Furacão também esteve na Alemanha e disputou um amistoso contra o Isny FC. Em 1992, o Rubro-Negro diversificou e atuou em quatro países europeus. Foram três amistosos na Suíça, um na Itália, um na Alemanha e outro na Áustria.

Mas entre o Trio de Ferro, o recordista de excursões e de jogos realizados fora do Brasil é o Coritiba. Foram 32 partidas disputadas longe do território nacional com conquistas importantes pelo Alviverde. Alemanha, Áustria, França, Bulgária, Holanda, Espanha, Argélia, Costa do Marfim, entre outros países, estiveram na rota do time coxa-branca, principalmente nas décadas de 1960, 1970 e 1980.

Neste período, o Coritiba colecionou conquistas importantes para a sua história. O Alviverde conseguiu, em 1972, voltar sem derrotas dos amistosos realizados na Turquia, na Argélia e em Marrocos, chegando ao título Fita Azul, que era dado aos times brasileiros que voltavam sem derrotas das suas excursões internacionais. Já o Paraná Clube, nos seus pouco mais de 20 anos de história, realizou apenas duas excursões internacionais. Em 1994, o Tricolor realizou quatro partidas na Costa Rica e, há uma década, o time paranista foi mais longe e venceu seus três compromissos realizados na Ucrânia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna