Faltou competência nas finalizações. O Atlético teve tudo para poder conseguir a primeira vitória fora de casa no campeonato brasileiro após dez meses, mas acabou envolvido pelo São Paulo no segundo tempo e perdeu por 2 a 0, ontem, no Morumbi. No primeiro jogo após a era Kléberson, o time do técnico Osvaldo Alverez chegou a dominar o adversário, desperdiçou várias chances de derrubar o vice-líder na primeira etapa e pecou no último toque em direção ao gol tricolor. Com o resultado, o time caiu para a 17.ª posição e corre outra vez em busca da reabilitação diante do Bahia, domingo, na Arena.
Apesar de o favoritismo ser do São Paulo, o Atlético começou melhor e não deu chances para o adversário querer gostar do jogo. Uma marcação forte e leal parava as principais jogadas dos paulistas e o artilheiro Luís Fabiano nem pegava na bola. Mas o domínio no meio-de-campo não refletia na produção dos atacantes. Logo no início da partida, Ricardinho teve a oportunidade de abrir o marcador, mas chutou forte para fora. Poucos segundos depois, foi a vez de Rodriguinho desperdiçar mais uma chance de ouro e chutar a bola em cima de Rogério Ceni.
Com tanta colher de chá para o azar, o São Paulo resolveu jogar e pressionar o goleiro Diego. O atacante Luís Fabiano mostrou que não estava morto e partiu para cima da defesa para mostrar que é o artilheiro do Brasileirão. Em seguida, foi a vez de Gustavo Nery arriscar e quase marcar. Ainda na primeira etapa, Ilan perdeu uma chance na pequena área.
Para o segundo tempo, o técnico Roberto Rojas resolveu arriscar e colocou três atacantes para ir com tudo para cima. Ele tirou um volante e pôs o atacante Rico, que, iluminado, deixou a sua marca. Após uma blitz na área atleticana, Capone salvou em cima da linha, mas no rebote Rico não perdoou e abriu o placar.
Com a desvantagem no placar, Vadão resolveu tirar Jádson e apostar em Fabrício para buscar o empate. A alteração acabou não dando o resultado esperado e a aposta seguinte foi no júnior Ânderson Gomes para dar mais vida e velocidade ao ataque. Ao contrário, o São Paulo passou a ir mais para cima e levar mais perigo ao gol de Diego, principalmente com Luís Fabiano. Mesmo assim, a sorte voltou a sorrir para o Rubro-Negro e o artilheiro foi expulso por reclamação. A vantagem numérica foi apenas virtual. Na prática, quem partiu para cima foi o São Paulo e o segundo gol saiu dos pés de Gustavo Nery após uma cobrança de falta da esquerda de Leonardo Moura.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Súmula
Local: Morumbi (São Paulo)
Arbitragem: Márcio Rezende de Freitas (Fifa-SC), auxiliado por Claudemir Mafessoni (SC) e Edmundo Alves do Nascimento (SC)
Gol: Rico aos 18 e Gustavo Nery aos 44 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Júlio Santos, Carlos Alberto, Gustavo Nery, Ilan, Alexandre
Expulsão: Luís Fabiano
Renda: R$ 180.129,00
Público pagante: 13.492
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Leonardo Moura, Júlio Santos, Jean e Jorginho; Adriano (Rico), Alexandre, Carlos Alberto e Gustavo Nery; Luís Fabiano e Diego. Tardelli (Marco Antônio) Técnico: Roberto Rojas
ATLÉTICO
Diego; David (Douglas Silva), Capone, Rogério Correia e Ivan; Leomar, Luciano Santos, Rodriguinho (Ânderson Gomes) e Jádson (Fabrício); Ilan e Ricardinho. Técnico: Osvaldo Alvarez
Kléberson faz exames hoje
O meia Kléberson deverá realizar os exames médicos hoje no Manchester United e prosseguir as conversações para que o Atlético possa formalizar a transferência do pentacampeão para a Inglaterra. Assim que for aprovado clinicamente, ele e seu procurador, Mário Iramina (que também é presidente do PSTC), deverão sentar com os dirigentes do Diabo Vermelho para acertar os salários e a duração do contrato. No novo clube, Xaropinho deverá receber cerca de R$ 400 mil por mês.
Segundo a esposa de Kléberson, Dayane Williams da Silva Pereira, até o jogador ficou surpreso com a notícia de que estava sendo esperado em Manchester. “Ele estava superfeliz e emocionado com a notícia porque era o sonho dele. Ele já chegou lá, me ligou e disse que estava tudo bem”, revelou. De acordo com ela, agora o procedimento de praxe é passar por exames médicos e físicos para que o contrato possa ser assinado.
A passagem de volta do meia está marcada para o dia 25 deste mês, mas ele poderá permanecer mais tempo na Inglaterra se for necessário para que os últimos detalhes possam ser acertados. Apesar de ser o primeiro brasileiro contratado pelo Manchester, é provável que os dirigentes ingleses segurem Kléberson para apresentá-lo ao mesmo tempo que o atacante Ronaldinho Gaúcho, jogador do Paris Saint-Germain, que é pretendido também pelo campeão inglês.
Reforço
Finalizada a venda do Xaropinho, o Atlético se concentra na renovação de contrato de Adriano e na repatriação de Alex Mineiro. O primeiro só depende de uma negociação do valor do empréstimo enquanto o segundo chega amanhã em Curitiba para iniciar as conversas com o diretor de futebol Alberto Maculan. Apesar de Alex pertencer mais ao Rentistas do que ao Atlético, a volta do jogador foi eleita como prioridade do técnico Osvaldo Alvarez para reforçar a equipe na seqüência do campeonato brasileiro.