Além da tradição do Sporting Cristal, do Peru, o Atlético terá outras dificuldades contra a equipe peruana na fase preliminar da Libertadores da América, no final deste mês. Com parte do time que terminou o Brasileiro na 3ª posição, o jovem elenco atleticano terá que superar a falta de experiência em disputas internacionais para avançar à fase de grupos da competição continental. Isto porque nenhum dos 24 jogadores confirmados até agora no time principal tiveram a oportunidade de entrar em campo pela principal competição de clubes das Américas.

continua após a publicidade

Por isso, o acerto do atacante Adriano, que tem vasta experiência internacional, é cada vez mais provável. O jogador, que se saiu bem na primeira fase de treinos físicos no Rubro-Negro, deve assinar um contrato de produtividade por um ano, com o opção de prorrogação de mais um. Outro indício que prova que o acerto está próximo é a casa que o Imperador alugou em um bairro nobre de Curitiba. O atacante, inclusive, pode estar em campo no jogo de ida contra o Sporting Cristal, dia 29, no Peru.

Se for confirmado como reforço para a disputa da Libertadores, o atacante será o único do elenco com experiência na competição continental. Na sua carreira, Adriano jogou duas edição do torneio. A primeira foi com o São Paulo, em 2008, quando o tricolor do Morumbi terminou na 7.ª posição, e depois com o Flamengo, dois anos depois, quando o time carioca ficou na 8.ª colocação.

O experiente zagueiro Luiz Alberto, que poderia colaborar em experiência com o Atlético na disputa da Libertadores, não ficará no clube. O jogador de 36 anos disse que a diretoria entrou em contato com o Boa Vista, clube que detém seus direitos, e confirmou que não renovaria seu contrato. “Por minha parte eu ficaria sem problema, acho que é uma decisão do pessoal daí (do Atlético). Outros clubes têm interesse e devo ser negociado”, disse Luiz Alberto, que já disputou duas vezes a Libertadores.

continua após a publicidade

Assim, o armador Elias, que retornou de empréstimo da Ponte Preta, deve ser um dos principais jogadores na disputa da Libertadores. O jogador, que ajudou a Macaca a chegar à final da Copa Sul-Americana do ano passado, será uma das armas do time, que tem poucas estrelas e ainda não tem um técnico.