Durante a semana, os holofotes se desviaram um pouco do líder Atlético, que hoje enfrenta a Ponte Preta, às 16h, em Campinas. Não que o time tenha deixado de ser a sensação do campeonato, mas a questão é que, por coincidências de tabela, no mesmo horário, hoje jogam Coritiba e o vice-líder Santos, no Couto Pereira.
Mesmo que esteja a dois pontos de vantagem em relação ao Peixe, não seria nada mal para o Furacão se o arquirrival fizesse uma "gentileza" e batesse o concorrente mais próximo ao título. Apesar da afirmação acima ser uma verdade incontestável, os atleticanos mantêm um discurso baseado na auto-confiança e se negam a torcer pelo Alviverde. "Temos que nos preocupar com o nosso trabalho, os nossos jogos. Se fizermos a nossa parte e vencermos nossos jogos, seremos os campeões", diz o técnico Levir Culpi.
Jadson deve ter marcação |
Por isso, os atleticanos garantem que não estão preocupados com o desempenho dos concorrentes e para este domingo. A única preocupação é bater a Macaca e garantir mais três pontos rumo ao título. O adversário, na teoria, não oferece maiores perigos. Em nono lugar na tabela de classificação, o máximo que a Ponte pode conquistar é uma vaga na Sul-Americana, o que não deixa de ser um prêmio de consolação. Mesmo assim, dando força aos boatos que circulam em Campinas, não é de se estranhar se os atletas da Macaca mostrarem uma disposição acima do normal, já que comenta-se que o lendário "homem da mala preta" esteve no estádio Moisés Lucarelli, para dar um incentivo a mais ao time.
Coincidência ou não, o adversário recebe o Atlético fechado, com seis homens no meio de campo e marcação individual em Jádson, homem da criação atleticana e Washington, artilheiro do Brasileirão com 30 gols. Aliás, a partida de hoje pode ter um significado especial para Washington, que enfrenta o time que o projetou no futebol brasileiro. Se marcar um, chega ao recorde de Dimba, que no ano passado foi artilheiro do Nacional com 31 gols, pelo Goiás. Se marcar dois, vira o novo recordista. "Sempre fui iluminado no Moisés Lucarelli. Quem sabe não seja de novo?", questiona o artilheiro.
Para o compromisso da tarde de hoje, a grande novidade na equipe é o lateral-esquerdo Ivan, que cumpriu suspensão na última rodada. Ele entra no lugar de Ronildo e deixa o time completo, como poucas vezes nesse brasileiro. Aliás, esse é um dos maiores motivos da confiança do time.
CAMPEONATO BRASILEIRO
PONTE PRETA X ATLÉTICO
Ponte Preta: Aranha; Ângelo, Gustavo, Luís Carlos e Bill; Marcus Vinícius, Romeu, Ricardo Conceição e Flávio; Alecsandro e Júlio César. Técnico: Nenê Santana
Atlético: Diego; Marinho, Rogério Correia e Marcão; Fernandinho, Fabiano, Alan Bahia, Jádson e Ivan; Washington e Denis Marques. Técnico: Levir Culpi
Súmula
Local: Moisés Lucarelli (Campinas)
Horário: 16h
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Assistentes: Altemir Haussmann (RS) e Villi Tissot (RS)