Se contra o Bahia o Atlético encarou a partida como sua verdadeira estréia, contra o Vasco da Gama o time entra em campo para confirmar a boa fase e buscar as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. Será a prova de que o campeão está mesmo de volta e que a goleada sobre os baianos não foi mero acidente. Mesmo com o discurso de respeito aos cariocas, ninguém pensa em sair do estádio sem os três pontos. A partida está programada para às 16 horas na Arena e a grande novidade é o retorno do goleiro Flávio à meta rubro-negra.
“Vamos procurar repetir e qualificar ainda mais aquilo que fizemos no jogo passado. É um jogo contra uma equipe que tem categoria, apesar de vir derrotada, mas as informações que eu tenho é que o Vasco jogou melhor do que o Grêmio”, aponta o técnico Valdyr Espinosa. Segundo ele, mesmo que os cariocas venham a Curitiba com uma equipe bastante renovada e pouco experiente, o Atlético terá que tomar todos os cuidados. “Independente de ter menos experiência é uma equipe de qualidade”, destacou.
A maior preocupação será em torno do meia Ramon. Espinosa já pôde trabalhar com o jogador e sabe muito bem de suas características e habilidades. “Temos que ter atenção. As qualidades dele são excelentes, além da bola parada que é excepcional e é um jogador que merece atenção como o Vasco todo”, disse, sem querer revelar se vai haver marcação especial.
Ontem, no treino apronto para a partida, Espinosa forçou os jogadores em trabalhos de posicionamento e de finalização. O treinador pediu até para as câmaras de tevê serem desligadas. Ele considera que o Atlético é muito visado pelos adversários e quer surpreender os cariocas do Vasco com um repertório mais variado.
Pantera
A única dúvida do Furacão para encarar o Vasco acabou se dirimindo ontem. O goleiro Flávio participou normalmente do treino e está confirmado para a partida de hoje . O jogador havia sentindo fortes dores na região lombar na terça-feira e foi tratado à base de acupuntura. “O Flávio teve uma contratura na musculatura torácica e já está bem. Ele fez acupuntura e deve jogar amanhã (hoje)”, afirmou o médico Edílson Thiele. No restante do time não haverá alterações. Espinosa gostou do rendimento do time frente ao Bahia e pediu apenas mais atenção, principalmente nas finalizações. “Procuramos fazer tudo aquilo hoje (ontem) que será importante no jogo de amanhã (hoje)”, finalizou Espinosa.
O Vasco deve incomodar
Gisele Rech
O Vasco promete dar trabalho ao Atlético hoje à tarde, na Arena. Apesar de jogar fora de casa e reconhecer as virtudes do adversário e de sua torcida inflamada, a ordem no time carioca é partir para cima do Rubro-negro, proporcionando um jogo aberto.
A única mudança na equipe cruzmaltina para a partida é o retorno do lateral-esquerdo Jorginho, que está recuperado de uma contusão. Com isso, o técnico Antônio Lopes aposta na sintonia da equipe para vencer o adversário. “Nós estamos dando sequência e o esquema está cada vez funcionando melhor. Contra o Grêmio, apesar da derrota, já mostramos evolução”, explicou.
O principal motivo da confiança do treinador é a boa adaptação do setor ofensivo ao esquema 4-5-1, no qual Souza joga enfiado, com a responsabilidade de jogar de costas para os defensores e o trio Léo Lima, Siston e Ramon podem carregar a bola e chegar de frente ao ataque. “Sem dúvida alguma, essa postura tem facilitado a marcação de gols”, diz Ramon, que marcou os quatro gols do Vasco.