Passados quase oito meses, Atlético e Grêmio voltam a se enfrentar hoje, às 18h10, pelo Campeonato Brasileiro com a esperança de que os fatos deploráveis ocorridos nos últimos dois confrontos em 2007 (pancadaria dentro e fora do campo) tenham caído no esquecimento e estejam superados.
Atualmente, o time gaúcho é vice-líder enquanto o Rubro-Negro ocupa o oitavo lugar. Pela classificação na tabela e necessidade de somar pontos espera-se também um jogo bem disputado.
O Atlético vai ao Olímpico desfalcado de três jogadores titulares – os laterais Nei e Piauí e o volante Alan Bahia – e corre o risco de perder Netinho, responsável direto pela armação das jogadas. Mas nem por isso o técnico Roberto Fernandes vai abrir mão de uma postura ofensiva. ?Vamos em busca dos três pontos?, afirmou.
Para o confronto de logo mais, o treinador espera um jogo truncado. ?O Grêmio tem uma bola aérea muito forte, sua principal jogada.
O Atlético está tentando sair dessa característica. Era assim também e agora passa a ser uma equipe de movimentação. Mas diante dos desfalques, acredito num jogo truncado e mais pegado?, explicou.
A grande dúvida está na escalação de Netinho que foi poupado e não participou dos últimos treinamentos devido a uma lombalgia. ?Vamos aguardar o Netinho até antes da partida. Mas as informações do DM não são animadoras?, destacou o treinador. Quanto ao sistema tático que será utilizado, Fernandes disse tê-lo pronto em sua cabeça, mas a divulgação apenas antes do jogo.
Reencontro
Se para muitos a partida em Porto Alegre é de risco, para um jogador será especial. Confirmado no gol atleticano, Galatto enfrentará o Grêmio pela primeira vez, clube no qual foi revelado e é tratado como herói após a Batalha dos Aflitos. ?Lá vou encontrar torcedores que me aplaudiram por muito tempo, mas hoje estou no Atlético e se precisar dar a vida pelo clube, com certeza, assim o farei?, afirmou.
O arqueiro acredita numa partida dificílima, no entanto crê na força do Atlético para buscar os três pontos. ?Minha vida toda foi no Grêmio e alertei a todos sobre as dificuldades que vamos encontrar. Mas nada que vá nos impressionar. O Grêmio com o apoio da torcida é forte, mas, com certeza, vamos fazer uma boa partida lá?, destacou.
A presença de Galatto no elenco rubro-negro fará com que a torcida rubro-negra no Estádio Olímpico se torne ainda mais numerosa. ?Amigos e familiares irão na torcida do Atlético e vão torcer para a vitória do clube que hoje eu defendo?, finalizou.
Grêmio também tem desfalques
O Grêmio também não contará com força máxima já que o volante Eduardo Costa, pivô da pancadaria em Curitiba em 2007, está lesionado e foi vetado pelo departamento médico. O substituto será Willian Magrão.
O zagueiro Léo que foi expulso no último jogo e servirá a Seleção Olímpica, também está fora. Assim como o atacante Reinaldo que será substituído pelo colombiano Perea, que retorna após ajudar a seleção de seu país nas eliminatórias para a Copa de 2010.
Campeonato Brasileiro
1º Turno – 7ª Rodada
Grêmio x Atlético
Grêmio
Victor; Pereira, Jean e Rever; Paulo Sérgio, Willian Magrão, Rafael Carioca, Roger e Helder; Marcel e Perea.
Técnico: Celso Roth
Atlético: Galatto; Pimba (Renan), Antônio Carlos, Danilo e Márcio Azevedo; Valencia, Ferreira, Fahel e Irênio (Netinho); Júlio César e Marcelo Ramos.
Técnico: Roberto Fernandes
Súmula
Local: Olímpico (Porto Alegre-RS)
Horário: 18h10
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Assistentes: Ednilson Corona (FIFA-SP) e Nilson de Souza Monção (SP)