Com campanhas praticamente idênticas no Campeonato Brasileiro, Atlético e Juventude se enfrentam hoje, a partir das 19h30, em Caxias do Sul (RS). Os dois times têm 35 pontos, 10 vitórias e saldo negativo de 1 gol. O Furacão leva vantagem apenas no número de gols marcados: 36, contra 26 do adversário.
Mais do que um confronto direto, a partida desta noite é encarada pelo Rubro-Negro como o início de uma nova série decisiva no Brasileirão. ?Nessa posição que estamos, todos os jogos são de seis pontos. Vamos enfrentar agora Juventude, Cruzeiro e Palmeiras. Todos estão no mesmo patamar nosso e vamos ter que somar pontos?, analisa o técnico Vadão.
A expectativa dos jogadores é de muita dificuldade e equilíbrio no Estádio Alfredo Jaconi. ?Vai ser um jogo muito duro, mas temos que sair de lá com uma vitória. Precisamos manter o mesmo ritmo que tivemos em casa?, ressalta o zagueiro João Leonardo.
O confronto também é a oportunidade de o Atlético melhorar seu desempenho como visitante. Em 13 jogos longe da Baixada, o time venceu apenas três. Segundo Vadão, isso é fundamental para as pretensões rubro-negras.
?As vitórias fora de casa é que vão nos dar condição para brigar por algo lá em cima.
Se não conseguirmos vencer fora e em algum momento tropeçarmos em casa, ficaremos sempre em uma posição intermediária, olhando para baixo?, afirma o treinador.
Para o jogo desta noite, o Atlético não conta com o atacante Dênis Marques, que no treino de ontem sentiu uma contusão no púbis e sequer viajou para Caxias.
Em seu lugar, Paulo Rink começa jogando, ao lado de Marcos Aurélio.
É a primeira vez em seis partidas que Vadão não poderá repetir a escalação da equipe. Enquanto manteve os onze titulares, o time não conheceu nenhuma derrota. ?Isso mostra que eu não sou tão burro assim, né??, brinca o comandante rubro-negro, em resposta às críticas que vem recebendo de uma parcela da torcida.
Com uma vitória esta noite, o Atlético pode saltar para a sexta posição. Para isso, também precisa torcer contra Figueirense, Cruzeiro e Vasco, que enfrentam, respectivamente, Fortaleza, Internacional e São Paulo.
Se tiver sucesso, o time ficará apenas a uma posição da zona de classificação para a Libertadores. Mas o discurso é de cautela. ?Estamos com os pés no chão. Sabemos que a equipe está evoluindo, mas ainda está longe do ideal?, conclui Vadão.
Paulo Rink começa jogando pela primeira vez
A noite de hoje marca o retorno de Paulo Rink ao time titular do Atlético. Com a contusão de Dênis Marques, o ídolo da torcida rubro-negra vai começar jogando pela primeira vez desde que retornou do futebol europeu, há pouco mais de um mês.
O atacante, que mesmo sem figurar na equipe principal vem sendo um dos líderes do elenco, não esconde a alegria com a oportunidade. ?Fico contente em ver que o treinador confia no meu potencial. É para isso que venho trabalhando. Por outro lado, fico triste com a contusão do Dênis?, diz Paulo Rink.
O técnico Vadão afirma que, apesar de mudar a característica do ataque, a mudança não traz prejuízo à equipe rubro-negra. ?O Paulo não precisa provar nada para ninguém. Ele vem entrando bem nos jogos e a confiança nele é total. Vamos perder um pouco na velocidade, mas vamos ganhar no choque, no corpo a corpo. Vamos ganhar aquele jogador referência, que prende a bola, dá tempo de o meio-campo encostar?, ressalta.
Paulo Rink acredita que não haverá problema de entrosamento com Marcos Aurélio, seu parceiro de ataque esta noite. ?O Marcos é um jogador que tem a característica de sair mais pelos lados.
Eu, de ficar mais pelo centro. Eu devo tentar centralizar mais e ele fazer as laterais e vir num fator surpresa?, revela.
O atacante, que ainda não marcou gols desde seu retorno, diz não estar preocupado com isso. ?A vitória vindo, com gol meu ou gol contra, o que vale são os três pontos. Claro que vou batalhar para que o gol saia, mas não vou ficar colocando pressão sobre a minha pessoa. Sempre vou tentar fazer com que a equipe ganhe?, finaliza o novo camisa 9 do Furacão.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Súmula
Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul-RS)
Horário: 19h30
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (FIFA-SP)
Assistentes: Valter José dos Reis (FIFA-SP) e Nilson de Souza Monção (SP)
JUVENTUDE x ATLÉTICO
Juventude
André; Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Igor; Wellington, Walker, Lauro, Marcel, Alexandre e Raulen (João Paulo); Christian. Técnico: Ivo Wortmann
Atlético
Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Marcelo Silva, Erandir, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Paulo Rink. Técnico: Vadão