Na segunda fase da Copa do Brasil, o Atlético terá uma prova do que será a Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. O Criciúma, adversário de hoje à noite, no estádio Heriberto Hulse, pelo jogo de ida do torneio nacional, será também rival do Furacão na Segundona nacional. Por isso, a partida, além de valer vaga nas oitavas-de-final, pode ser encarada como um bom teste para medir o potencial rubro-negro.
Antes do Criciúma, apenas o Coritiba, pelo Campeonato Paranaense, havia sido um adversário que pôs à prova o Atlético de 2012. Por isso, o técnico Juan Ramon Carrasco encara a partida como um termômetro ideal para seu time. “Essa partida servirá também para sabermos como enfrentar os rivais no Campeonato Brasileiro (Série B). O objetivo fundamental é voltar o Atlético para a Primeira Divisão. Veremos como estamos a nível futebolístico diante de supostos rivais que vamos encontrar mais para frente”, explicou.
Mesmo sabendo da importância de fazer gols fora de casa na Copa do Brasil – se ganhar por dois gols de diferença o Rubro-Negro classifica sem precisar do jogo de volta -, a defesa será uma das apostas do Atlético para encarar o Criciúma. O bom desempenho defensivo do time nos três jogos recentes, quando nenhum gol foi sofrido, anima o time para o duelo diante do Tigre. “Tomamos gol apenas em cinco de 19 jogos disputados. Vamos tentar manter esse padrão para que continuemos colhendo os frutos. As últimas vitórias passam mais confiança. A Copa do Brasil é diferente, mas temos que manter o bom retrospecto dos últimos jogos”, revelou o zagueiro Gustavo.
Para enfrentar o Criciúma, o treinador atleticano fará três alterações na equipe em relação à vitória do final de semana, diante do Iraty, pelo Campeonato Paranaense. A principal delas é a saída do meio-campo Paulo Baier, que não foi relacionado para o jogo, para a volta de Deivid. Assim, Zezinho foi confirmado no setor de contenção do Rubro-Negro.
Na lateral-esquerda, Héracles também teve seu retorno confirmado no lugar de Paulo Otávio. Optando por um ataque de mais velocidade, Ricardinho, autor de um dos gols diante do Iraty, foi confirmado entre os titulares e vai atuar ao lado de Guerrón e Marcinho. Sobrou para o atacante Edigar Junio, que ficará como opção para o decorrer do jogo. “O Deivid tem muito crédito, sabe recuperar a bola e está jogando muito bem quando está atacando. O Ricardinho ainda não tem condições de atuar 90 minutos, mas está pronto para atuar”, justificou Carrasco.