Nomes para reforçar o Furacão ainda não foram cogitados oficialmente, no entanto jogadores vinculados ao clube estão sendo emprestados para diversas agremiações do País e também fora. Esses empréstimos são necessários devido à imensa lista de atletas que o Atlético detém e para desonerar a folha de pagamento. A atitude reflete a política de eliminar a quantidade para priorizar a qualidade, discurso adotado na campanha pelo atual presidente Marcos Malucelli.
Dos jogadores cujos contratos se encerravam em dezembro, o volante Zé Antônio foi o único que renovou. O zagueiro Gustavo Caiche (Gustavão); o meia Rodriguinho, o meia-atacante Kelly, o volante Fernando, o atacante Caique e o lateral-esquerdo Gustavo Henrique, que jogaram no sub-23, foram liberados pelo Atlético para procurarem novos caminhos.
Emprestados
Há ainda aqueles que já acertaram contratos para 2009 e, por isso, não se reapresentarão ao Atlético no início da temporada. É o caso de Douglas Marques que subiu para a Série A com o Santo André e acertou com o Flamengo; do zagueiro João Leonardo que estava no Juventude e foi para o Grêmio Barueri (SP); o atacante Rodrigão que atuou pouco no Vitória (BA) e acertou com o Guaratinguetá (SP), o meia Kaio que permanecerá mais 6 meses no Cerezo Osaka (Japão) e Evandro que deverá ficar no Palmeiras até a metade do próximo ano, conforme a parceria Traffic e Verdão.
Outros jogadores do Furacão que interessam a clubes da Série A são o meia David – que pode ir para o Botafogo, o volante Ticão cuja permanência interessa ao Náutico e o zagueiro Rafael Santos que também pode se transferir para o time da Estrela Solitária. Há ainda a situação do zagueiro Danilo que está enrolada. Segundo o empresário do atleta, Márcio Rivelino, está tudo acordado com o Palmeiras que quer o jogador, mas falta o acerto entre os clubes. O Furacão não deseja contar com o futebol do zagueiro para 2009, mas quer valores considerados altos pelo time paulista.
Parcerias
Alguns atletas retornam ao Atlético como o volante Erandir, o meia Simão, o zagueiro Juninho (devolvidos do Fortaleza) e o ala Piauí (ABC/RN), mas eles deverão ser novamente emprestados. Para isso, cria-se a necessidade do Furacão encontrar novos mercados para esses jogadores, porque ficar apenas treinando representa um ônus a mais para o clube. Para adequar o problema, o Atlético aposta em suas parcerias. Conforme divulgado pelo site futebol interior, o presidente do ABC/RN, Natal Xavier, confirmou acerto com o clube paranaense na busca de valores para reforçar o alvinegro às disputas de 2009, principalmente a Copa do Brasil. Na semana que vem, uma comissão do time potiguar virá a Curitiba para conversar.
Outra equipe que deverá emprestar atletas do Rubro-Negro é o parceiro FC Dallas. Conforme noticiado na Internet, em um site relacionado a Major League Soccer, representantes do clube texano estiveram na América do Sul para observar jogadores. O técnico do Dallas, Schellas Hyndman, disse que ofertas foram feitas por alguns jogadores do Atlético e que a prioridade é para um jogador de área e um zagueiro. Atualmente o volante André Rocha, que pertence ao Furacão, defende as cores do FC Dallas.