Carlos Bassan/ANN
Cristian tenta cortar a jogada da Ponte. Denis só observa.

O Atlético encerrou ontem sua participação na temporada 2006 comemorando a conquista de objetivos bem mais modestos que os traçados no início do ano. Com um empate em 1 a 1 com a rebaixada Ponte Preta, em Campinas (SP), o Furacão encerrou o Brasileirão na 13.ª posição e assegurou uma vaga na Sul-Americana 2007.

continua após a publicidade

Muito pouco para quem começou o ano planejando brigar por títulos nacionais ou, pelo menos, voltar à Libertadores. Mas, por outro lado, um desempenho que acabou sendo um alívio para a torcida, que chegou a se preocupar com a possibilidade de rebaixamento para a Série B.

Desde que foi campeão em 2001, a atual campanha do Atlético só perde para 2002, quando terminou o Brasileirão no 14.º lugar. No ano passado o Rubro-Negro ficou na 6.ª colocação.

No jogo que marcou sua despedida da competição, o Rubro-Negro repetiu o marasmo que tomou conta da equipe na reta final da temporada. Sob forte calor e contra um adversário que não tinha mais nenhuma pretensão no campeonato, o Atlético fez um péssimo primeiro tempo e só não voltou para o vestiário em desvantagem graças a três grandes defesas do goleiro Cléber.

continua após a publicidade

A falta de velocidade na ligação da defesa com o ataque, os inúmeros passes errados e a sonolência da linha de frente atleticana irritaram o técnico Vadão, que fez duas alterações no intervalo. No meio-campo, Válber entrou no lugar de Cristian, que mais uma vez foi o destaque negativo do time. E Pedro Oldoni substituiu um apagado Denis Marques no ataque.

O Furacão melhorou com as mudanças e passou a pressionar a Macaca. Aos 5 minutos, o lateral-esquerdo Moreno, que ganhou a disputa com Chico pela posição, fez um belo cruzamento para Pedro Oldoni marcar de cabeça.

continua após a publicidade

Na frente no placar, o Atlético continuou melhor na partida e quase chegou ao segundo gol em um lindo lance de Jancarlos. O lateral avançou pela direita, deu um chapéu no zagueiro campineiro Régis e bateu cruzado. A bola passou raspando a trave.

Mas, aos 38, a Ponte aproveitou o principal ponto fraco rubro-negro para chegar ao empate. Iran cruzou da esquerda e Josimar subiu completamente livre para cabecear e decretar o empate.

Ao final da partida, os jogadores atleticanos comemoraram a classificação para o torneio intercontinental, mas sem muita empolgação. ?Pelo menos isso. Começamos o ano com muitos tropeços e não conseguimos contorná-los. Mas a equipe demonstrou brio durante o ano, coragem e vontade. Não brigamos pelo que queríamos, que era o título ou um lugar na Libertadores. Mas ao menos conseguimos essa vaga na Sul-Americana?, resumiu Cléber.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2006
38.ª rodada
Gols: Pedro Oldoni, aos 5?, e Josimar, aos 39? do 2.º tempo.
Árbitro: Elvécio Zequetto (MS)
Assistentes: Alécio Aparecido Lezzo e Paulo César Pereira de Freitas (MS)
Cartões amarelos: Cristian (Atlético) e Jaílson (Ponte)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

PONTE PRETA 1 X 1 ATLÉTICO

Ponte Preta
Aranha; Iran, Preto, Régis e Nei; Ricardo Conceição, Pituca (Josimar), Émerson e Carlinhos; Jaílton (Caio) e Tuto (Marco Brito). Técnico: Wanderley Paiva.


Atlético
Cléber; Jancarlos, César, João Leonardo (Gustavo) e Moreno; Marcelo Silva, Erandir, Cristian (Válber) e Ferreira; Marcos Aurélio e Denis Marques (Pedro Oldoni). Técnico: Vadão.

Vadão conversará com Petraglia sobre 2007

O elenco do Atlético entrou em férias após o jogo de ontem, quando o time empatou, 1 a 1, com a Ponte Preta. Alguns jogadores nem voltaram de Campinas (SP), de onde partiram para encontrar suas famílias. A reapresentação está prevista para o dia 4 de janeiro.

A comissão técnica rubro-negra retornou para Curitiba. O técnico Vadão, o auxiliar Gersinho e o preparador físico Walter Grassmann estão garantidos em seus cargos, mas ainda terão uma reunião com a diretoria para acertar os últimos detalhes.

Enquanto não sai o anúncio oficial de sua permanência, Vadão prefere não revelar o planejamento para a pré-temporada. ?Não adianta ficar falando como se já fosse o treinador do Atlético para 2007. Antes, vamos conversar para resolver todos os detalhes. O Marcos Texeira (diretor de futebol) marcará a reunião com a diretoria e logo vocês ficarão sabendo todas as notícias?, disse o comandante rubro-negro à imprensa, após a partida contra a Ponte Preta.

O primeiro compromisso oficial do Atlético em 2007 é a estréia no Campeonato Paranaense, contra o J. Malucelli, no dia 14 de janeiro, em São José dos Pinhais. O Furacão deve entrar em campo com um time reserva. O titulares provavelmente ficarão se preparando para a prioridade atleticana no primeiro semestre, que é a Copa do Brasil.