Se matematicamente as chances de retornar à elite do futebol brasileiro são cada vez mais remotas para o Paraná Clube, nas arquibancadas o Tricolor busca um prêmio de consolação: terminar a Série B na frente do Atlético, no quesito público. Por enquanto, valendo-se do fato de que o rival vive um período itinerante – em função das obras na Arena da Baixada -, os paranistas estão na frente nesta disputa particular. Passadas 26 rodadas, e com cada um tendo disputado 13 partidas como mandante, o Paraná tem média de 4.081 pagantes contra 2.848 do Furacão.
Vale ressaltar que essa diferença já foi bem maior. No 1.º turno, quando ainda brigava por vaga no G4, o Tricolor fechou com média de 4.641 contra 2.579 do rival. Agora, no returno, a média de público do Paraná entrou em declínio e a do Atlético em ascensão – motivado pelos jogos estarem acontecendo no Ecoestádio. Se levado em consideração apenas os números do 2.º turno, o Rubro-Negro já tem média melhor (3.452 pagantes em 4 jogos, contra 2.215 do Paraná, em 3 partidas como mandante).
Mas nesta disputa particular, o Paraná Clube ainda acumula algumas gorduras. Sem contar que a Vila Capanema tem capacidade maior que o Ecoestádio – 17 mil contra 8.660 -, o Tricolor ainda detém os quatro melhores público de jogos disputados em Curitiba nesta Série B: 9.241, contra Atlético; 7.171, contra Ceará; 5.917, contra CRB, e 5.899, contra Avaí. Já o melhor público do Atlético, por enquanto, foi registrado sábado passado, na vitória por 2 x 1 contra o Ceará: 5.415 pagantes quase superlotaram o Ecoestádio.
Outra vantagem tricolor nesta briga por público cativo é que na sequência da Segundona – exceto a partida da próxima sexta-feira, contra o São Caetano -, os próximos jogos em casa acontecerão somente nos sábados à tarde e contra adversários que tendem a atrair público. Como são os casos de Vitória e Criciúma. Já o Atlético, em suas partidas como mandante, tem programado três duelos na terça-feira à tarde (Avaí, Guarani e América-RN) e três sábado, entre eles o clássico contra o Paraná. Vale lembrar que a CBF, a pedido da TV, pode ainda alterar essas datas.
Porém, independentemente de quem vença esse confronto, o certo é que o futebol paranaense tem sido apenas coadjuvante em público nesta Série B. O grande campeão das arquibancadas é o Vitória, com média de 15.057 pagantes. A surpresa é o Joinville, que ocupa o segundo lugar com 10.359. Goiás, Ceará e Criciúma (veja infográfico) completam o top 5 da Segundona, que no geral tem média de 4.376 pagantes. O Paraná Clube é apenas o 8.º lugar, enquanto o Atlético está em 10.º. Se ambos têm potencial para crescer, só as torcidas sabem a resposta.