O Atlético chegou pelo quarto ano consecutivo ao prêmio Top of Mind, segmento time de futebol no Estado do Paraná. A pesquisa é promovida pela revista Amanhã e realizada pelo Instituto Bonilha, que ouviram 1,2 mil pessoas entre 23 e 26 de agosto deste ano. O Rubro-Negro aparece em primeiro, com 30,5, mas desta vez o Coritiba chegou próximo e está tecnicamente empatado com o Furacão, com 26,9% da preferência dos torcedores, já que a margem de erro é de 3 pontos percentuais para menos ou para mais. O Paraná Clube vem em seguida com 10,4% e o Londrina obteve 6,9%.
O fator mais importante para o crescimento do Alviverde e seu empate técnico com o time da Baixada foi a conquista do campeonato paranaense deste ano. Num mundo marcado pelas conquistas simbólicas, como títulos, patrimônio e ídolos, o Coritiba fez uma campanha invicta no certame estadual e conseguiu arrebanhar novos torcedores. “Todo time de futebol depende do resultado em campo”, analisa Gustavo Hauer, diretor de marketing coxa-branca.
A boa fase e auto-estima em alta impulsionou as campanhas institucionais do clube, que passou a vender mais seus produtos, além de lançar novos projetos como a Rádio Coxa, praça de alimentação no Estádio Couto Pereira, jornal Nação Coxa, entre outros.
Pelo lado do Atlético, nem a má fase foi capaz de afastar o torcedor da Arena, nem deixar de apoiar a sua equipe. O Rubro-Negro tem os melhores públicos no Brasileirão, a melhor estrutura de um clube no Estado e mantém uma aura de modernidade que cativa cada vez mais torcedores. “O grande passo que o Atlético está para dar é a conclusão da Arena”, aponta Rildo Tristão, gerente de marketing rubro-negro. Com as boas perspectivas para o futuro do time e com uma parceria encaminhada para a conclusão do Estádio Joaquim Américo, o Furacão dá um passo importante para manter a liderança no prêmio Top of Mind e ainda aumentar sua vantagem sobre os adversários.
O levantamento feito pelo Instituto Bonilha segue parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (Abipeme) e toma como base estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O método utilizado é um questionário contendo somente questões abertas, onde o entrevistado menciona o primeiro nome que lhe vem à cabeça. Foram pesquisadas pessoas a partir dos 18 anos na capital, Região Metropolitana e no interior.