Foto: Valquir Aureliano

O volante Roberto sabe que o jogo será muito difícil, mas afirma que o time não pode se apavorar, senão…

continua após a publicidade

Quem comparecer hoje à noite na Arena vai acompanhar uma partida de times desesperados. Atlético e Flamengo estão decepcionando seus torcedores e transformando a alegria do futebol em momentos de tristeza e desespero. Ambas as equipes figuram entre as últimas colocadas do Brasileirão e necessitam da vitória para buscar a reabilitação. O jogo está programado para as 21h45.

O Furacão está há cinco partidas sem vencer e ocupa a 16.ª posição, apenas uma acima da  zona do rebaixamento. A situação do adversário é ainda mais desesperadora. Com quatro jogos a menos que os concorrentes, o Urubu é o penúltimo colocado, com 12 pontos.

E para aumentar ainda mais o desespero, outra vez Antônio Lopes terá que mexer na formação da equipe. Durante o treino de ontem, Claiton sentiu uma contusão no pé e está fora do jogo de logo mais. Lopes faz mistério sobre o substituto, mas devido à necessidade de buscar a vitória, a opção por Netinho ou Kaio é a mais viável. Na lateral direita, André Rocha continua improvisado, pois os laterais de ofício estão impossibilitados de atuar. Edno ainda é o dono da lateral-esquerda, porém o novo reforço Alessandro treinou ontem e pode ganhar uma chance no decorrer da partida.

Tranqüilidade é a palavra-chave no atual momento atleticano. O volante Roberto ressaltou que todo o grupo está ciente das cobranças e focado em busca do reencontro com a vitória. ?O jogo será difícil e disputado. Mas se a gente se apavorar, o jogo não vai fluir. Somos profissionais e temos que ficar tranqüilos?, explicou.

continua após a publicidade

O experiente Antônio Lopes se mostra confiante na recuperação diante do Flamengo, mas antecipa que vai ser um jogo complicado, ?como todos os disputados no Brasileirão?. Para o técnico, seu time vem melhorando de produção e a tendência é crescer com a inclusão dos reforços. O meia Ramon e o zagueiro Antônio Carlos só devem jogar na próxima partida – contra o São Paulo – depois de serem devidamente registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Sobre o problema da equipe levar constantemente gols nos 10 minutos finais – fato levantado pela reportagem da Tribuna na edição de ontem – o treinador disse que tem cobrado mais atenção, pois nesse período é normal bater o cansaço e a equipe ficar letárgica e isso tem comprometido o resultado final dos jogos.

continua após a publicidade

De olho na bola parada

A grande ênfase do último treinamento comandado por Antônio Lopes foi novamente a bola parada – a pedra no sapato atleticano. O Delegado orientou o posicionamento do sistema defensivo e também aproveitou para treinar jogadas ensaiadas de falta e escanteio. ?Treinamento de bola parada tem que acontecer sempre. No futebol mundial o percentual de gols em bolas paradas é muito grande. Então, você tem que treinar, para procurar não tomar gols e fazer também?, explicou o técnico.

Os erros de arbitragem foram mais uma vez lembrados por Lopes como um dos motivos para o Atlético não ter alcançando resultados favoráveis.

18.ª Rodada do Campeonato Brasileiro

Atlético-PR x Flamengo

Hora: 21h45

Local: Estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada, Curitiba

Atlético: Guilherme, André Rocha, Danilo, Rhodolfo e Edno, Valencia, Roberto, Netinho e Ferreira; Dinei e Marcelo. Técnico: Antônio Lopes.

Flamengo: Bruno; Irineu, Moisés (Rodrigo Arroz) e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Jaílton (Paulinho), Ibson, Roger, Renato Augusto e Juan; Obina. Técnico: Joel Santana.

Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)

Auxiliares: Marinaldo Silvério e João Bourgalber Chaves