Desde que adotou a fórmula por pontos corridos, o Campeonato Brasileiro passou a ter várias decisões ao longo da disputa. São o que tornou-se corriqueiro chamar de “jogo de seis pontos”.

continua após a publicidade

Pois hoje, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), Cruzeiro e Atlético fazem um jogo com essas características. No topo da tabela, as duas equipes brigam por vaga na Libertadores e pelo título.

O Cruzeiro ocupa a 3.ª colocação, com 47 pontos, e o Furacão está na 5.ª posição, com 41. Considerando o período pós-Copa do Mundo, que equivale a um turno de 19 rodadas, as campanhas dos dois clubes ficam ainda mais semelhantes.

Os mineiros, donos da melhor campanha neste período, têm 38 pontos contra 34 do Atlético – 4.º melhor na fase após o Mundial. O mesmo acontece considerando apenas os jogos do returno: a Raposa, com 16 pontos, tem o segundo melhor desempenho, e o Rubro-Negro é quarto, com 14.

continua após a publicidade

Esta semelhança nos números faz o técnico Paulo César Carpegiani acreditar que a partida será uma das mais difíceis e equilibradas deste Brasileiro. “Será um grande jogo, pelo que as duas equipes apresentam: nossa subida de produção e a briga pelo primeiro lugar do Cruzeiro. Será um jogo nervoso, tenso, competitivo, de muita qualidade e, “oxalá”, a gente tenha a possibilidade e a sorte de vencer o jogo”, disse Carpegiani.

O jogo é encarado como o maior desafio do elenco neste Brasileiro, em razão de que uma vitória pode catapultar o Atlético para ainda mais perto da zona de classificação à Copa Libertadores.

continua após a publicidade

“É um jogo muito importante, de seis pontos. Sabemos da dificuldade, da qualidade do adversário. Respeitamos o Cruzeiro, mas não podemos temer. É um jogo que sabemos o que representará uma vitória. Vamos com este intuito de vencer”, afirmou Carpa.

O goleiro Neto também reconhece a dificuldade que o time terá em Sete Lagoas, mas acredita que o elenco possa dar o troco, devolvendo a derrota que sofreu na Arena da Baixada, no primeiro turno – derrota por 2 x 0, a única em casa neste Brasileiro.

“É possível vencê-los. Eles vieram aqui (Curitiba) e ganharam da gente. Vamos fazer de tudo para conseguir esse resultado, até pela importância desse jogo. Se ganharmos nos aproximamos muito dos primeiros colocados”, ressaltou.