Atlético e Coritiba colocam seu futuro em jogo no Campeonato Brasileiro sub-20 nesta quarta-feira (20). À partir das 17h, os dois times entram em campo pela última rodada da segunda fase, estando muito próximos de avançar para a semifinal, precisando de apenas um empate para não depender de nenhum outro resultado. O Furacão recebe o Grêmio, na Arena da Baixada, enquanto o Coxa pega o Botafogo, no Couto Pereira.
Coritiba perde pro Botafogo, mas avança pra semifinal!
Empate classifica o Atlético pra semifinal!
O Alviverde é o líder do Grupo E, enquanto o Rubro-Negro é o segundo colocado, ambos com dez pontos, mas com o time coxa-branca levando vantagem no saldo de gols (5 a 3). Em seguida, vem o Botafogo, com sete pontos. Ou seja, se o Coritiba empatar o duelo com o clube carioca, os dois paranaenses estarão classificados, restando apenas definir quem terminaria na liderança.
A vantagem do Coxa é ainda mais confortável. O time pode perder por até dois gols de diferença que, ainda assim, avança para as semifinais, pois tem um saldo de gols confortável em relação ao Botafogo (5 a 0). Números graças ao setor ofensivo, que é o mais positivo do torneio, com 17 gols, e que ainda conta com o artilheiro do campeonato, Gustavo Mosquito, com oito gols.
Para o técnico Sandro Forner, o Coxa está preparado pra pressão que deve sofrer no Couto e vê a equipe pronta pra explorar os contra-ataques.
“O importante é que nós estamos muito preparados para vivenciar os momentos do jogo. Sabemos jogar sem a bola, temos uma transição rápida e isso tem contribuído para nossos números de gols no campeonato”, analisou ele, em entrevista ao site oficial do Verdão.
Já o Atlético, para não depender do duelo do rival, joga por um simples empate na Arena contra o já eliminado Grêmio. No entanto, ninguém no Furacão pensa em jogar com o regulamento embaixo do braço, pra evitar um tropeço.
“Vamos tentar vencer o adversário e jogar bem novamente. Um dos pontos fortes da equipe tem sido a regularidade, demonstrando solidez. Nossa cobrança é que consigamos manter a regularidade de atuação, manter a performance e consiga se apresentar bem”, apontou o técnico Tiago Nunes, em entrevista ao site oficial do Rubro-Negro.
Em caso de derrota, o time atleticano ainda se classifica desde que perca pela contagem mínima e o Botafogo ganhe também por apenas um gol de diferença, ou então se o Coritiba for goleado, sofrendo três gols a mais que o Atlético.
“Esperamos passar com vitória, sem depender dos outros. A nossa equipe vem fazendo bons jogos, então mais uma boa partida seria muito importante para ficar em um nível mais alto”, disse o atacante Marcelo, artilheiro do time no sub-20, com três gols.
Possíveis adversários
Quem passar do Grupo E, irá enfrentar nas semifinais Cruzeiro ou São Paulo. Os dois clubes já estão classificados no Grupo F, restando apenas definir quem será o primeiro ou o segundo colocado, e se enfrentam também nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Morumbi. mineiros estão na ponta, com 11 pontos, enquanto os paulistas estão em segundo, com 10.