Depois de garantir sua permanência na primeira divisão, o Atlético começou a planejar a próxima temporada. O primeiro passo foi a renovação de contrato de Claudinei Oliveira. O segundo foi iniciar uma série de experiências na equipe titular, dando oportunidade para alguns jogadores serem mais bem avaliados durante um jogo oficial. O passo seguinte foi o início do planejamento propriamente dito, que teve início na semana passada, e já tem os primeiros frutos.
O primeiro resultado foi a confirmação de uma certeza, se isso for realmente possível. Quando adotou a filosofia de utilizar o time sub-23 no Campeonato Paranaense o presidente Mário Celso Petraglia deixou claro que a medida era irreversível. O técnico Claudinei Oliveira, nos bastidores, tentou criar algumas brechas, espécies de janelas, para pôr o time principal em atividade. Por ora, não conseguiu. Essa foi a primeira definição do planejamento 2015. “Era uma coisa que a gente já imaginava, mas conversamos com o presidente essa semana e saiu a definição de que vamos com o sub-23 no Estadual”, confirmou.
A segunda impacta diretamente no elenco, embora Claudinei despiste ao ser indagado pelos detalhes. “Tivemos também uma reunião para definir as posições que achamos carentes. Não vou externar isso agora para não expor o grupo de atletas, mas já definimos o que vamos precisar em termos de posições e vamos começar a estudar os nomes com calma. Temos tempo para isso”, disse à Tribuna 98, deixando claro que não se deve contratar o primeiro jogador que aparecer. “Vamos esperar o mercado se definir e esperar para contratar bem. Não contratar por contratar”.
A segunda semana de planejamento começa cheia de compromissos para o treinador. Depois de definir para quais posições o time deve buscar reforços, agora será necessário discutir como esses reforços e o restante do elenco irão efetivamente se preparar para a temporada que vem. “Vamos fazer essa semana uma reunião para fazer um esboço de programação, sugestões para discutir o que fazer. Tem que fazer um planejamento, que pode mudar durante o curso, mas que tem que existir. Não adianta chegar dia 8 e determinar o que vai fazer dia 9”, afirmou.
Como em princípio não terá a chance de colocar o time principal em atividade durante o Paranaense, os amistosos e/ou torneios internacionais serão a opção de Claudinei até a estreia na Copa do Brasil, em meados de fevereiro, e também no Brasileirão (programado para maio). “Pretendemos elaborar uma programação de pré-temporada que inclua jogos amistosos dentro de uma progressão. Começar com jogos tranquilos e depois enfrentar jogos mais difíceis”.
Uma opção é participar de torneios internacionais. Segundo Claudinei, o Atlético tem vários convites para competições como a Marbella’s Cup, vencida esse ano pelo time que mais tarde disputaria a Libertadores da América. “Ir para o exterior e fazer excursão, disputar torneios, também é interessante por esse intercâmbio da parte tática, trocar ideias, os jogadores veem outra realidade”.