continua após a publicidade

te51100105.jpg

Gustavo é um dos nomes que podem acertar.

O Atlético entra na semana decisiva para sua participação na Copa Libertadores da América, prometendo apresentar reforços de "peso" e treinador. Cercado de muito mistério, o clube deverá mostrar, a partir de hoje, quem irá comandar a equipe no torneio internacional e quem irá substituir os titulares que deixaram a equipe. A competição é a prioridade do Rubro-Negro no primeiro semestre e já tem toda sua programação planejada para não repetir o fiasco de 2002.

Segundo a diretoria, depois dos jogadores "promissores", o clube deverá trazer atletas para preencherem os lugares deixados pelos titulares, que foram embora. Deixaram a Baixada o zagueiro Marinho, o volante Fabiano e o atacante Washington. Um zagueiro ou volante, um lateral-direito, um armador e um atacante são as prioridades reveladas pelos dirigentes do clube. Os ex-atleticanos Gustavo e Cocito são alguns dos cotados, mas o argentino Coudet (Rosario Central) ou Nascimento (ex-Coritiba) poderá ser o nome do líder do time na Libertadores.

Além do sistema defensivo, os dirigentes também correm atrás de alguém para a criação e um atacante definidor. Na meia, o mais cotado é Lima, que fez sucesso no Coritiba, mas desandou no Cruzeiro e no Sporting Braga. Como ele já está trabalhando fisicamente no CT do Caju, as conversas deverão ficar mais fáceis. No entanto, a diretoria do Cruzeiro ainda põe restrições na transação. Os dirigentes da Raposa esperam uma compensação financeira para liberar o jogador. Na frente, o nome mais comentado é do ex-coxa-branca Alemão.

continua após a publicidade

Comissão

Enquanto o Ventania se prepara para o estadual com Lio Evaristo no comando, o Furacão segue sem comissão técnica. O único contratado efetivamente é o preparador de goleiros Almir Domingues. A direção corre atrás de um preparador físico e do substituto de Levir Culpi. Os mais cotados continuam sendo os argentinos Carlos Bilardo (ex-Independiente e seleção Argentina) e Américo Gallego (ex-Newells Old Boys). A expectativa é de que até sexta-feira o novo comandante atleticano seja apresentado. O preparador físico Riva Carli é outro que também poderá voltar ao clube na função, dependendo do novo treinador.

continua após a publicidade

Começam os trabalhos com bola

Se preparando para a disputa do Campeonato Paranaense, o Atlético inicia, hoje, os trabalhos com bola. Sob o comando do técnico Lio Evaristo, a equipe B começa a ser moldada e, dos jogadores a serem utilizados no estadual, poderão surgir alguns reforços para o time principal, que só volta na próxima segunda-feira pensando somente na Copa Libertadores da América. Para a torcida, os mais conhecidos são os zagueiros Ígor e Alessandro Lopes, com experiência no time principal.

"O grupo está formado e tranqüilo. Antes do treinador chegar, o Lio vai fazer um bom trabalho, porque conhece todos nós", analisa Ígor, que está no clube desde 2000 e tem participado ativamente das conquistas do clube nos últimos anos. Assim como ele, está o também zagueiro Alessandro Lopes, que foi titular da equipe no paranaense do ano passado com o técnico Mário Sérgio. "Tenho que pegar firme nesses treinos para fazer um ótimo trabalho neste ano, que será muito importante", aponta Lopes.

Apesar do tempo de casa, eles não terão vida fácil na disputa por uma vaga no Ventania. Por enquanto, já chegaram dois reforços para o setor defensivo e podem vir mais jogadores ainda esta semana. A diretoria já contratou Edson Rocha, da Ferroviária, e Durval, do Brasiliense. Ambos chegam respaldados por ótimas informações e devem ameaçar até os titulares do time principal. Além deles, já estão treinando no CT do Caju o volante Jairo, o meia Magno, o ala Badé e o atacante Jorge Henrique.

Esta semana, devem acertar a permanência no CT do Caju o goleiro Mauro Machado, que estava no Bolívar, e o volante Evandro, que deixou o San Lorenzo. Eles estão realizando um período de testes no clube, mas devem ficar para reforçar a equipe no Estadual e, quem sabe, até figurar na relação dos inscritos para o torneio internacional. O clube pode inscrever até 25 atletas para a disputa da Libertadores. Quem também está negociando é o volante Ari, do Bahia.