O Atlético não conseguiu manter a invencibilidade de seis jogos e perdeu por 3 a 2 para o Juventude, ontem à noite, em Caxias do Sul. Com a derrota, o Furacão segue com 35 pontos, mas fica mais longe da zona de classificação para a Libertadores.
A partida começou arrastada, com as duas esquipes parando na marcação adversária. Mesmo dominando a posse de bola, o Juventude não conseguia ameaçar o gol defendido por Cléber. O Atlético esperava no campo de defesa, mas não encaixava os contra-ataques.
As primeiras chances do Furacão saíram de chutes de longa distância de Cristian. Primeiro mandou a bola por cima do travessão. Depois, em cobrança de falta, nas mãos do goleiro André.
Mas foi o time de Caxias quem abriu o placar. Aos 24?, após cruzamento na área atleticana, Erandir dividiu uma bola com Alexandre, que tentava uma bicicleta, e colocou a mão na bola. Christian bateu bem o pênalti, sem chances para Cléber.
O Atlético escapou de levar o segundo pouco depois. Em cobrança de falta para o Juventude, Cléber saiu do gol e não conseguiu cortar. Christian mandou para o gol e Danilo salvou em cima da linha.
O susto acordou o Furacão, que começou a pressionar a defesa gaúcha. Paulo Rink teve a chance de marcar, após bela jogada de Ferreira, mas não alcançou a bola, que ficou nas mãos de André.
O centroavante rubro-negro teve outra oportunidade, no último minuto da primeira etapa, e dessa vez não desperdiçou. Ferreira foi lançado na direita e cruzou para Paulo Rink, que cabeceou encobrindo o goleiro da equipe gaúcha.
Mas o ânimo atleticano com o empate acabou logo aos cinco minutos do segundo tempo. O zagueiro rubro-negro João Leonardo falhou feio em frente a Alexandre, que bateu rasteiro, da entrada da área, e colocou o Juventude de novo na frente.
O Atlético não conseguiu dar a resposta e continuava dando espaço para o ataque adversário. Após nova falha de João Leonardo, Alexandre tocou para Marcel, que chutou rasteiro. Cléber defendeu e no rebote Wellington fez o terceiro do time de Caxias.
O técnico Vadão, que já tinha colocado Alan Bahia no lugar de Erandir, tentou deixar o Furacão mais ofensivo com Pedro Oldoni, que entrou no lugar de Marcos Aurélio. A volta do artilheiro, após mais de dois meses fora da equipe, deu resultado. Ele já havia perdido duas chances quando, aos 42?, recebeu cruzamento perfeito de Válber e marcou seu sétimo gol no Brasileirão.
O Furacão lutou até o último minuto pelo empate, mas não conseguiu.
?Juventude mereceu vencer?
O Atlético encarou com naturalidade a derrota de ontem, para o Juventude. Para os jogadores e o técnico Vadão, o time gaúcho foi melhor que o Furacão e mereceu o placar de 3 a 2.
?O Juventude marcou melhor, teve mais regularidade e mereceu a vitória?, analisou o treinador rubro-negro. ?Este grupo está sendo muito exigido, com o ritmo de jogos. Não podemos dizer que a derrota foi culpa do desgaste físico. Mas a gente sabia que uma hora isso ia acontecer?, afirmou Vadão.
Cléber destacou a força de vontade da equipe, que pressionou o time gaúcho em busca do empate, mas também admitiu a superioridade do adversário. ?Quando acertamos a marcação, conseguimos jogar bem, mas foi tarde. Lutamos até o final, mas o Juventude foi melhor e mereceu vencer?, disse o goleiro atleticano.
O próximo jogo do Atlético é contra o Cruzeiro, domingo, na Baixada. O atacante Paulo Rink e o volante Erandir, que receberam o terceiro cartão amarelo em Caxias, desfalcam a equipe. Dênis Marques pode voltar ao ataque e Alan Bahia deve ficar com a vaga no meio-campo.
CAMPEONATO BRASILEIRO 2006
27.ª rodada
Súmula
Gols: Christian, aos 24?, e Paulo Rink, aos 45? do primeiro tempo. Alexandre, aos 5?, Wellington, aos 22?, e Pedro Oldoni, aos 42? do segundo tempo.
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Valter José dos Reis (Fifa-SP) e Nilson de Souza Monção (SP)
Cartões amarelos: Erandir, Paulo Rink (Atlético), Antônio Carlos (Juventude)
Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul-RS)
Público: 4.456
Renda: R$ 19.445,00
JUVENTUDE 3 x 2 ATLÉTICO
Juventude
André; Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Igor; Wellington, Walker, Lauro, Marcel, Alexandre e Raulen (Rafael); Christian (Alessandro). Técnico: Ivo Wortmann
Atlético
Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Marcelo Silva, Erandir (Alan Bahia), Cristian e Ferreira (Válber); Marcos Aurélio (Pedro Oldoni) e Paulo Rink. Técnico: Vadão