O Atlético faz hoje a partida mais importante ao longo de sua via crucis neste Campeonato Brasileiro. Contra o Cruzeiro, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG, precisa vencer para, finalmente, sair da zona de rebaixamento – a qual só não deixou de ocupar na 17.ª rodada. Trata-se de um confronto direto, já que se vencer é a Raposa quem vai entrar na área da degola. Por isso, o estádio terá lotação máxima. Todos os 18 mil ingressos foram vendidos em 5 horas na sexta-feira.
Este é o primeiro de dois desafios do Furacão em Minas Gerais. No próximo domingo, os comandados de Antônio Lopes enfrentam o América-MG, também em Sete Lagoas. Restando três rodadas, o Atlético não tem mais margem de erros. Precisa de pelo menos sete pontos para não sucumbir.
A partida de hoje é emblemática por que, em caso de vitória, o Rubro-Negro passa a depender apenas dele para se manter na Série A em 2012. Por isso, a expectativa é que o Atlético repita o resultado do 1.º turno, quando ganhou do Cruzeiro, só que na Arena da Baixada.
Foi exatamente naquele jogo, quando venceu por 2 x 1, que o Furacão saiu a única vez da ZR neste campeonato. Só que para ganhar fora de casa do Cruzeiro, e embalar de vez no Brasileirão, o Atlético precisa superar seu calcanhar de aquiles. Hoje, é o time com o pior desempenho como visitante entre os 20 clubes que estão na Série A. São 13 derrotas, 2 empates e 2 vitórias em campos rivais. Dos 51 pontos possíveis, fez apenas 8 – uma média insignificante de 15% de aproveitamento.
Além disso, o time não sabe o que é pontuar longe da Arena da Baixada há cinco jogos. O último bom resultado foi 2 x1 sobre o Flamengo, no Engenhão, no dia 11 de setembro. Mas o importante, agora, é ficar apenas no jogo com o Cruzeiro para sair da ZR. Depois, a manutenção dos resultados pode permitir a disputa da Série A de 2012. “Vamos em busca da vitória. Se ganharmos, ultrapassamos um adversário direto. Precisamos sair para o jogo e também ter cuidado com a marcação. O Cruzeiro é um bom time e com certeza não será uma partida fácil”, disse o volante Marcelo Oliveira, que terá trabalho redobrado hoje pela ausência de Deivid, que está suspenso.
Ficha Técnica
Cruzeiro: Fábio; Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Cribari e Diego Renan; Fabrício, Charles, Everton (Roger) e Montillo; Farías e Wellington Paulista. Técnico: Vagner Mancini.
Atlético: Renan Rocha; Wendel, Manoel, Gustavo e Heracles; Renan, Marcelo Oliveira, Paulo Baier e Marcinho, Guerrón e Morro. Técnico: Antônio Lopes.