O Atlético de Madrid garantiu nesta quinta-feira a sua presença nos playoffs da Liga Europa, última etapa antes da fase de grupos. Em Drammen, na Noruega, o time espanhol fez 2 a 0 no Stromsgodset e, como já havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, não teve problemas para se classificar. Adrián López e Reys marcaram os gols da equipe de Diego Forlán, que ficou em campo os 90 minutos. Expulso na primeira partida, Miranda não jogou.
Igual sorte não teve o Palermo, que empatou em 1 a 1 com o Thun, da Suíça, fora de casa, e acabou eliminado porque marcou menos gols como visitante. Na Itália, o placar havia sido 2 a 2. O time italiano já não conta com Pastore, negociado com o PSG.
Outro favorito eliminado foi o Mainz. A surpresa do último Campeonato Alemão voltou a empatar em 1 a 1 com o Gaz Metan, da Romênia, e acabou derrotado nos pênaltis. Os ingleses Fulham e Stoke tiveram trabalho, mas avançaram de fase eliminando os croatas Split e Hajduk Split.
Entre os jogadores brasileiros, destaque para os do Salzburg, que venceu o Senica por 3 a 0, na Eslováquia. Leonardo, ex-Santos, e Alan, ex-Fluminense, duas vezes, marcaram os gols da vitória e da classificação austríaca. Já o meia Wagner, ídolo do Cruzeiro, ficou na banco e não participou da eliminação do seu time, o Gaziantepspor, da Turquia, frente ao Legia, da Polônia.
Os 35 clubes que avançaram nesta quinta-feira se juntam aos 15 times eliminados um dia antes da fase preliminar da Liga dos Campeões e a outras 26 equipes de maior peso (como Roma, Sevilla e Tottenham) para definir, em 38 confrontos, quem são os times que jogarão a fase de grupos da Liga Europa.