Diego Costa está de volta ao Atlético de Madrid. O clube espanhol confirmou em seu site oficial, nesta quinta-feira, um principio de acordo com o Chelsea para recontratar o atacante brasileiro naturalizado espanhol. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados, mas a imprensa espanhola estima que ela deve chegar aos 60 milhões de euros (aproximadamente R$ 225 milhões).

continua após a publicidade

Em 2014, Diego Costa fez o caminho contrário e foi defender a equipe londrina em uma venda por 38 milhões de euros (R$ 141,5 milhões na cotação atual). Agora, o atacante, de 28 anos, volta ao time em que foi campeão espanhol na temporada 2013/2014 e da Copa do Rei da temporada 2012/2013.

continua após a publicidade

“O Atlético de Madrid e o Chelsea chegaram a um acordo inicial para a transferência de Diego Costa. O negócio ainda depende da assinatura de contrato entre nosso clube e o atacante da seleção espanhola. O clube inglês autorizou Diego Costa a viajar a Madri nos próximos dias para se submeter a exames médicos e concretizar seu contrato com nossa entidade”, diz o curto comunicado do clube espanhol, confirmando que a longa negociação está prestes a ter um final feliz para o Atlético de Madrid.

continua após a publicidade

Porém, punido pela Fifa por irregularidades na contratação de jogadores menores de idade, o Atlético de Madrid só poderá contar com o seu novo reforço a partir de 1º de janeiro de 2018, quando será aberta nova janela de transferências.

Liberado pelo Chelsea para fazer exames médicos, Diego Costa vai para Madri nos próximos dias, quando será avaliado para assinar seu contrato. Além disso, ele também deve acompanhar o jogo contra o Sevilla, no Estádio Wanda Metropolitano no próximo sábado, pelo Campeonato Espanhol.

O brasileiro naturalizado espanhol está em litígio com Chelsea desde o fim da última temporada. Mesmo sendo protagonista na conquista do título inglês, Diego Costa foi informado por uma mensagem enviada através de telefone celular do técnico Antonio Conte que não fazia parte dos planos do clube. Sem atuar desde 11 de junho, quando marcou um dos gols da vitória da Espanha contra a Macedônia pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, o jogador se apresentará à comissão técnica do técnico Diego Simeone para recuperar a forma física antes de poder ser aproveitado.

Durante sua passagem pelo Chelsea, Diego Costa ganhou o Campeonato Inglês em duas oportunidades. Ao todo foram 148 jogos, com 71 gols marcados e 31 assistência distribuídas. Agora ele está de volta ao Atlético de Madrid.