O Atlético começa a correr contra o tempo para registrar os 25 jogadores que irão disputar a primeira fase da Copa Libertadores da América. Os dirigentes ainda tentam duas contratações, mas o Rubro-Negro pode até entrar no torneio internacional com o que tem. O prazo final para inscrições na competição se encerra no dia 11 deste mês. Nem o atacante Maciel, vindo do Porto, está garantido. O jogador deverá chegar hoje ao CT do Caju para os exames médicos e, mesmo aprovado, ainda dependerá da regularização de sua documentação para vestir a camisa rubro-negra.
Ontem, o zagueiro Baloy e o lateral-esquerdo Marín foram até Ciudad del Leste buscar o visto de trabalho. Pelo procedimento normal exigido pelo governo brasileiro, eles trocaram o visto de turista pelo laboral para poderem atuar pelo Furacão. Mesmo assim, o processo ainda corre em Brasília, por exigências burocráticas, mas a direção do clube não vê problema com eles. Marín, por sinal, deverá fazer sua estréia no sábado, contra o Londrina, pelo Campeonato Paranaense.
O que preocupa mesmo é a situação de Maciel ou de algum outro atleta que possa ser contratado. De acordo com o presidente João Augusto Fleury da Rocha, o atacante está liberado pelo Porto para acertar com o Atlético, mas isso só será concretizado quando ele for aprovado nos exames médicos e registrado pelo clube. "Ele precisa assinar o contrato aqui. Este contrato é encaminhado para Portugal para ele ser liberado. Enquanto a CBF não receber o transfer de Portugal ele está no limbo", aponta. Isso explica a relutância em anunciar essa contratação.
O problema é que semana que vem é Carnaval e a CBF só deverá abrir na quinta-feira, dia 10, véspera do encerramento do prazo de inscrição à primeira fase da Libertadores. O time estréia numa terça-feira, dia 15, o que obriga o Atlético a registrar os 25 jogadores na Conmebol até o dia 11. Pelo sim, pelo não, o técnico Casemiro Mior já foi avisado para trabalhar com o que tem à mão.
"Em princípio, eu tenho tratado com o Alberto (Maculan, diretor de futebol) para ele trabalhar com o que tem. Os atletas que nós temos são capazes de disputar a Libertadores", aponta Fleury. O clube ainda tenta o acerto com Maciel e pode trazer mais um. O atacante Alessandro (ex-Fluminense), que estava em negociação, não vem mais. O clube retirou a proposta pelo atleta e descartou essa contratação devido a uma série de exigências feitas pelo procurador do atacante.
Escala em Londrina vai servir pra treinamento
O técnico Casemiro Mior praticamente definiu a equipe para enfrentar o Londrina, às 16h de sábado, pelo Campeonato Paranaense, no VGD. As novidades deverão ser as estréias do atacante Lima e do lateral-esquerdo Marín, que conseguiram ser registrados e já estão aptos a vestir a camisa rubro-negra, além da entrada de Bruno Lança como zagueiro. No banco, o Furacão terá o volante Rodrigo Souto e o meia Simão.
No trabalho coletivo de ontem, o treinador atleticano confirmou a expectativa de lançar os recém-contratados. Lima atuou no ataque ao lado de Dênnys Marques e tem presença garantida. Já o lateral só volta aos trabalhos hoje porque foi buscar seu visto de trabalho no Paraguai. Mesmo assim, deverá jogar também. O zagueiro Baloy só não atua porque tem que se apresentar amanhã na seleção panamenha. Ele está convocado para a partida de seu país contra a Guatemala, pelas eliminatórias da Concacaf.
A outra novidade é a volta de Bruno Lança à condição de titular. O volante assume o lugar ocupado por Cocito contra o Iraty e fará a zaga ao lado de Rogério Correia e Marcão. Já Cocito passa a atuar como segundo volante ao lado de Alan Bahia e Fabrício. Entre os reservas, destaque para o volante Rodrigo Souto e o meia Simão. O primeiro já foi registrado e ficará no banco de reservas enquanto o segundo só aguarda a liberação da papelada para também poder ficar à disposição de Mior.