Apesar de todos os problemas e da desconfiança da torcida sobre o Atlético para 2005, o técnico Casemiro Mior assume a responsabilidade e promete um time competitivo para a estréia na Copa Libertadores da América.
Para ele, é preciso valorizar os jogadores que o clube tem e, com muito trabalho, o Rubro-Negro irá ter uma equipe competitiva no torneio internacional. Se o treinador tem razão, só o tempo dirá. Uma previa dessa promessa poderá ser vista hoje, quando o Furacão enfrenta o Malutrom pelo campeonato paranaense, mas já pensando no Independiente. A partida está programada para as 19h, na Arena.
"Nós não podemos ficar lamentando, temos que continuar trabalhando sério e montar uma equipe boa para fazer um bom jogo contra o Malutrom e visando a estréia na Libertadores, dia 15", declarou o treinador à Rádio Paraná. De qualquer forma, ele sabe que o Atlético vai demorar a encontrar sua melhor formação. "Quando eu cheguei, nós tínhamos em mente uma equipe – base para os jogos da Libertadores. Infelizmente, muitos problemas têm acontecido, a falta de condição de alguns dificulta o próprio treinamento e o jogo da Libertadores", analisou.
O treinador está preocupado, mas mantém a confiança no atual elenco. "Nós temos que continuar acreditando e dando moral e confiança aos jogadores que, nesse momento, estão treinando. Eu conversava com eles que esses que vão jogar podem me mostrar que têm condição de serem titulares do Atlético", ponderou. Além disso, ele assume a responsabilidade pelo desempenho da equipe. "Eu vim para fazer do Atlético um time forte e ir em busca das conquistas", prometeu.
Contra o Malutrom, Mior colocará um esboço do time para a Libertadores, mas também tentará manter a liderança do grupo B do campeonato paranaense. Uma vitória hoje praticamente garante a classificação do time para a segunda fase do estadual. No domingo, como o grupo principal viajará para a Colômbia, o Ventania estará de volta para enfrentar o Nacional, em Rolândia. Esta equipe será novamente comandada por Lio Evaristo.
A delegação atleticana embarca no domingo, às 15h, rumo a Medellín, onde vai enfrentar o Independiente, na terça-feira, na estréia da Libertadores. A viagem terá escalas em São Paulo e Bogotá e a previsão da chegada é para às 22h30, hora local.
Uma dúvida no meio-de-campo
A maior dúvida do técnico Casemiro Mior para a partida contra o Malutrom está na meia-cancha. O treinador não sabe se manterá Fabrício na equipe ou aposta em Evandro, que retornou do torneio sul-americano, com a seleção sub-20. Nas demais posições, uma série de novidades: o goleiro Tiago Cardoso, o volante Jairo, o zagueiro Tiago Vieira, o meia Fernandinho e o ala Badé. Tudo em função da série de contusões, acidente doméstico e suspensão.
Na partida contra o Londrina, Fabrício foi titular e fez uma boa atuação. Mesmo assim, acabou sendo substituído por Netinho na segunda etapa. Nesta semana, apesar de estar sempre no time de cima, ele acabou cedendo o lugar para Evandro. A outra possibilidade para a meia seria a utilização de Fernandinho, mas o treinador tem optado por manter o jogador na ala-direita, no lugar de William.
Na outra ala, Badé ganha nova oportunidade. Em Londrina ele estava gripado e ficou de fora. Como Marín continua sem a documentação regularizada, ele volta a vestir a camisa 6. Já a defesa estará totalmente modificada. Enquanto Marcão volta ao setor, Bruno Lança terá que cumprir suspensão, Rogério Correia foi negociado e Durval machucou o joelho direito. Assim, o volante Jairo será improvisado ao lado de Tiago Vieira, que será o líbero, e do próprio Marcão.
No gol, Tiago Cardoso ganha a posição de Diego, que se cortou num acidente doméstico e levou 13 pontos no braço esquerdo e sete no direito. O ataque é o único setor que não sofre mudanças. Como Maciel também não tem condição de estrear, Lima e Dênis Marques serão mantidos.
Malutrom
Enquanto isso, o técnico Amauri Knevitz tenta armar a equipe para confirmar a reabilitação. Depois de conseguir a primeira vitória na competição e os primeiros pontos, o treinador terá que encontrar um substituto para Clóvis, expulso contra o Nacional. Giba é o nome mais cotado para entrar na meia do Malita.
CAMPEONATO PARANAENSE
Súmula
Local: Arena da Baixada
Horário: 19 horas
Árbitro: Valdenir de Souza
Assistentes: José Domingos Paez e Arquimedes Restelato da Silva
Atlético x Malutrom
Atlético
Tiago Cardoso; Jairo, Tiago Vieira e Marcão; Fernandinho, Alan Bahia, Rodrigo Souto, Fabrício (Evandro) e Badé; Lima e Dênis Marques. Técnico: Casemiro Mior
Malutrom
Alberto; Piter, Rodrigo de Lazzari, Sílvio e Émerson; Joca, Giba, Altair e Basílio; Mauricinho e Flávio. Técnico: Amauri Knevitz