A renovação de contrato do treinador Ney Franco e toda sua comissão técnica até o final de 2008 foi a primeira cartada da diretoria atleticana para montar uma equipe competitiva, que brigue por títulos e que faça o nome do clube voltar ao topo do cenário nacional.
Com a definição do técnico, o planejamento para o próximo ano pôde ser delineado. A interrupção de uma semana no Brasileirão ajudou Ney Franco a reunir-se com a diretoria de futebol e presidência. Segundo ele, foi traçada a programação para a pré-temporada e os dirigentes lhe apresentaram uma lista com os jogadores que o Atlético possui espalhados por outros clubes e que poderão voltar no início do ano. O treinador revelou que na listagem existem grandes valores que podem reforçar o Furacão. Um dos citados foi o meia Cleiton Xavier, que está fazendo um bom campeonato pelo Figueirense. Há outros atletas como Rodrigão, atacante do Palmeiras, Anderson Aquino, atacante do Sport, e Wallyson, atacante do ABC de Natal(RN), que pode finalmente jogar com a camisa rubro-negra. ?São nomes que serão melhor avaliados e não tem nada de certo em seus retornos?, despistou o treinador.
Avaliação
Franco informou que já se reuniu com a comissão técnica para recolher informações sobre todo o plantel atleticano. A partir desses dados sairá uma avaliação definitiva na qual constará os nomes de quem permanecerá no clube em 2008 e quem será emprestado. ?Vamos fazer essa avaliação e divulgá-la aos jogadores o mais rápido possível. É uma coisa boa para o clube e os atletas, que podem planejar o futuro (onde jogar em 2008)?, disse o técnico.
Os juniores também terão sua chance com Ney Franco. ?Na reunião, apresentei à diretoria a avaliação que tenho da categoria de base, quais jogadores que acho interessante que comecem a temporada com a gente?, afirmou. Um dos mais elogiados foi o volante Renan, mais conhecido por ?Foguinho?. O atleta tem 18 anos e chegou no Atlético em 2004. Antes jogou pelo Londrina, sua cidade natal.
Os juniores podem compor o elenco principal no início do Estadual, pois o campeonato inicia em 9 de janeiro e os atletas profissionais se apresentam no CT do Caju apenas uma semana antes.
Chance
Outros jogadores que foram incorporados ao profissional neste ano e que podem ser reaproveitados são o volante Chico e o atacante Rogerinho. A prova de que o treinador pode contar com a força dos juniores está no atual time titular. O zagueiro Rhodolfo, recém-promovido, é um dos grandes nomes do Atlético neste Brasileirão.
Ney Franco já adiantou que não dividirá o elenco em dois grupos para a disputa dos campeonatos Estadual e Copa do Brasil, no 1.º semestre. A idéia é montar um grupo de no máximo 30 atletas para disputar as duas competições e dentre eles a presença de 5 ou 6 juniores.
Colombiano só vai embora por uma proposta em euros
Foto: Valquir Aureliano |
Fleury confirma que Ferreira só será negociado com o Fluminense se o clube carioca oferecer o mesmo que os clubes europeus. |
Ney Franco está animado com a montagem do time e disse que a prioridade é tentar manter as principais estrelas do grupo atual. Sobre a contratação de reforços, o treinador preferiu não citar nomes, mas que o mercado está sendo estudado. ?É o começo da montagem da equipe para próxima temporada. Mas reafirmo que com os jogadores que temos a nossa disposição, falta pouco para montar uma equipe forte?, analisou.
Franco afirmou que vai participar do processo de contratações, pois é o treinador que tem a consciência e a noção tática de como montar o time.
Desmanche
Ontem, o presidente do Atlético, João Augusto Fleury, disse à imprensa carioca que David Ferreira – que tem contrato até dezembro do ano que vem – só será vendido para o Fluminense se o clube fizer uma proposta tão vantajosa quanto a de equipes européias. Caso contrário, ele permanece no Furacão, pelo menos, até a metade do próximo ano, quando será reaberta a temporada de transferências para o exterior.
Já a situação do ídolo Alex Mineiro, pretendido pelo Palmeiras, é mais complicada. ?O Alex Mineiro deixa de ser jogador nosso em 31 de dezembro e, se ele quiser continuar, vamos negociar. Se ele tiver que ir para outro clube, tudo bem?, afirmou Fleury.
Com a proximidade do término do Brasileirão, as especulações sobre quem fica e quem sai do Atlético começaram. Foi comentado ontem que o Roma, tradicional clube da Itália, teria interesse na contratação de um lateral-esquerdo brasileiro e o nome de Michel estaria na lista. Segundo a imprensa daquele país, o jogador leva vantagem por estar prestes a ter cidadania italiana e, com o passaporte europeu em mãos, não entraria na lista de contratações estrangeiras.