Marcão enfrenta seu
ex-time pela primeira vez.

A polivalência tem sido a maior arma do técnico Levir Culpi neste campeonato brasileiro. Adepto do esconde-esconde antes das partidas, ele conta com esse trunfo para aumentar ainda mais a expectativa no adversário antes de montar sua equipe.

Sem poder contar com dois dos principais jogadores do elenco, Jádson e Dagoberto, ambos suspensos, o Atlético encara o Juventude com atletas versáteis, que podem deixar o time mais defensivo ou ofensivo. Assim, Fernandinho deverá aparecer no ataque e William na armação. Tudo para segurar a equipe gaúcha e se manter na primeira colocação da competição. A partida está programada para as 20h30, em Caxias do Sul.

Quando a expectativa era esperar por Morais e Dênis Marques, substituições naturais, Levir resolveu testar outras opções e deve ir mais cauteloso para o Estádio Alfredo Jaconi. Foi assim que ele colocou o rubro-negro contra o Santos, na Vila Belmiro, onde conseguiu um empate e segurou um concorrente direto ao título. Agora, a situação é a mesma. O treinador sabe que o Juventude está numa ótima fase e não quer deixar os gaúchos se aproximarem.

Para isso, Fernandinho (originalmente meia, mas que vinha atuando pela ala-direita) terá a incumbência de atuar ao lado de Washington, no lugar de Dagoberto e William será adiantado para a armação das jogadas. O volante Bruno Lança volta ao time e entra na equipe para fortalecer a marcação e Pingo, que é volante, será mantido na ala-direita. Adaptações que todos estão mais do que acostumados, avalizando o trabalho do chefe.

“Eu acho que a entrega do grupo é que é o ponto forte. Não tem essa de ?eu jogo só nessa posição?. Cada um sabe a necessidade cada um dentro do grupo e um completa o outro”, analisa o meia William, que já jogou na ala-direita, de segundo volante, meia armador e até atacante. Para ele, o time não pode abandonar essa solidariedade se quiser continuar na busca pelo título. “Estamos indo muito bem assim e temos que continuar para sermos campeões”, aposta.

Para o meia, tantas mudanças em termos de jogadores ou de funções não vai alterar a forma do time atuar. “Todo mundo está ciente do que deve fazer, os atletas já sabem aquilo que o Levir pede e quem entrar vai fazer aquilo que o Atlético já vem fazendo durante os jogos porque está dando certo”, aponta.

Além da polivalência de sua equipe, Levir ainda conta com um espião entre seus jogadores, para receber mais informações sobre os gaúchos. O zagueiro Marcão conhece alguns dos principais jogadores do adversário de hoje e repassou ao treinador. “A equipe deles tem muita força e marcação. Nós sempre conversamos com o Levir sobre o adversário e passei algumas coisas. Joguei junto com o Índio, o Neto, o Donizete Amorim e o Vânderson”, finaliza.

Amistoso

O Atlético deverá jogar na terça-feira contra a seleção brasileira sub-20 na Arena de Joinville. As negociações estão em andamento e a confirmação da CBF poderá sair ainda hoje. O clube conseguiu a liberação de Fernandinho para a partida de hoje. O jogador, dessa maneira, se apresentará somente amanhã em Teresópolis. Além dele, o clube teve o goleiro Vinícius e o meia Evandro convocados para o período de treinamentos da sub-20.

CAMPEONATO BRASILEIRO
Súmula
Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul)
Horário: 20h30
Árbitro: Edílson Soares da Silva (RJ)
Assistentes: Eurivaldo Faria Lima (RJ) e José Cláudio Paranhos (RJ)

Juventude x Atlético

Juventude
Eduardo Martini; Daniel, Naldo e Neto; Gêison, Vânderson, Lauro, Lopes e Sandrinho; Da Silva e Clodoaldo. Técnico: Ivo Wortmann

Atlético
Diego; Marinho, Fabiano e Marcão; Pingo, Alan Bahia, Bruno Lança, William e Ivan; Fernandinho e Washington. Técnico: Levir Culpi

continua após a publicidade

continua após a publicidade