Os três pontos conquistados diante da Portuguesa e mais os resultados do fim de semana deixaram o Atlético fora da zona do rebaixamento na 25.ª rodada do Brasileirão.
Porém, para se manter longe da turma da degola e buscar crescimento na competição, o clube necessita emplacar uma seqüência de bons resultados, de preferência, duas vitórias. E a tabela favorece já que os jogos seguintes do Rubro-Negro são em Curitiba.
Domingo (21) enfrenta o Grêmio – atual líder do campeonato – na Arena. No dia 28, clássico contra o eterno rival Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Nessas partidas, a equipe rubro-negra poderá contar com o apoio do seu torcedor e dar continuidade ao planejamento de se afastar definitivamente da ZR.
A seqüência é difícil e a necessidade de somar pontos fará com que o Atlético conquiste feitos ainda não obtidos neste Brasileirão. Em 25 rodadas, o time não conseguiu emplacar duas vitórias consecutivas, mesmo tendo ótimas oportunidades, quando atuou seguidamente na Arena. Isso ocorreu por três vezes e em nenhuma delas, o Atlético se saiu bem.
A primeira chance desperdiçada foi logo no início do campeonato (2.ª e 3.ª rodadas). Dois empates diante de São Paulo e Atlético Mineiro (1 a 1). Na oportunidade seguinte, empate com o Coritiba (8.ª rodada) e vitória contra o Santos (9.ª rodada).
Já na terceira chance, mais uma derrapada. Derrota vexatória para o Botafogo e triunfo diante do Náutico – 17.ª e 18.ª rodadas respectivamente. Ou seja dos 18 pontos que poderia somar em casa, com o apoio de seu torcedor, o Furacão somou apenas a metade. Esse é um dos motivos para o clube estar nessa posição incômoda na tabela.
Renascimento
Nas duas próximas semanas, o Atlético terá a sua última seqüência de jogos em Curitiba e não poderá desperdiçá-la como das outras vezes. Contra o Grêmio, somente a vitória interessa e no Atletiba terá que beliscar pontos do rival.
Caso conquiste esse objetivo, o Rubro-Negro poderá respirar mais aliviado e ganhará tranqüilidade para planejar melhor o restante da competição, quando jogará partidas alternadas, fora e na Arena.
Ressalta-se que entre os embates com Grêmio e Coritiba, o Furacão viaja para disputar a primeira partida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. O adversário rubro-negro será definido amanhã, no jogo entre Chivas (México) e Aragua (Venezuela). No primeiro confronto, o Chivas levou a melhor por 2 a 1, na casa do adversário.