Os dois primeiros reforços do Atlético são colombianos. Ontem a diretoria do Furacão confirmou a contratação do zagueiro Samuel Antonio Vanegas Luna, 33 anos, e do atacante Jorge Horácio Serna Castañeda, 30 anos.
Os jogadores foram indicados pelo “observador” Borba Filho que já havia negociado com o Internacional(RS), a vinda do treinador uruguaio Jorge Fossati. Os colombianos assinaram contrato com o Furacão por um ano e serão apresentados no dia 4 de janeiro.
Como experiência era o fator determinante para a contratação de jogadores e o mercado nacional não apresentava grandes nomes dentro das possibilidades do Atlético, o mercado colombiano novamente foi a solução.
Samuel defendeu em 2009 o Independiente Medelín (DIM) e foi campeão da Copa Mustang II o campeonato nacional colombiano é divido em dois (Copa Mustang I e II) e tem dois campeões.
O zagueiro foi o capitão do Once Caldas em 2004, ano que a equipe colombiana foi campeã da Copa Libertadores. Além do DIM, Samuel atuou por Atlético Nacional, Once Caldas, Barcelona do Equador e Independiente. É destro, tem 1,81m e, segundo o site de seu ex-clube, tem como principais características ser um jogador forte, de bom jogo aéreo e grande liderança.
O outro reforço é para o ataque. Jorge Serna Castañeda defendeu o desconhecido Envigado em 2009.
Porém o atleta já foi artilheiro do campeonato colombiano e apesar de jogar num time de pouca expressão atualmente balançou as redes adversárias com frequência.
Em 30 jogos, assinalou 14 gols no campeonato colombiano. Serna é um jogador experiente e atuou em vários clubes sul-americanos e também no futebol italiano.
Inclusive, já marcou gol contra o Atlético e na Arena da Baixada. Foi em 2005 quando o Furacão foi derrotado pelo Independiente Medelín por 4 a 0. Serna anotou o terceiro gol colombiano.
Tem 1,90m e é considerado um artilheiro nato. “Em 2005 eu marquei um gol e sofri um pênalti na vitória do Independiente de Medellin sobre o Atlético aqui”, relembrou o jogador.
Contratar a dupla é um sonho antigo do Furacão, segundo confidenciou o observador técnico Borba Filho.
Em 2005 ele já havia indicado os jogadores juntamente com Ferreira, porém somente o baixinho acertou. “Agora surgiu a chance destes jogadores virem de novo pra cá e o Atlético não podia esperar. Os times colombianos estavam atrás do Serna e do Vanegas e tivemos que ser rápidos para ficar com esses dois bons jogadores”, explicou Borba Filho ao site oficial do Atlético.
A contratação foi avalizada também pelo auxiliar-técnico Leandro Niehues que viajou a Colômbia para observar o zagueiro Samuel Vanegas. “É um jogador muito forte e que é excelente na bola aérea. E tanto ele como Serna são jogadores consagrados na Colômbia que caem como uma luva para a necessidade do Atlético”, avaliou Niehues.