Os números comprovam a recuperação do Atlético no campeonato. Atualmente, o time ocupa o 9.º lugar no Brasileirão, com 46 pontos, está na zona de classificação à Sul-Americana e, principalmente, pontua consecutivamente nos últimos cinco jogos. Essa rápida ascensão fez com o que o zagueiro Antônio Carlos chegasse a lamentar a tardia reação da equipe, pois acreditava no potencial dos companheiros e no retorno à Libertadores. ?Começamos a reação tarde. Agora, vamos jogar com o Grêmio em casa e buscar uma classificação melhor no Brasileiro?, disse o defensor.
Mas a situação aparentemente confortável do clube se desenhou há poucas rodadas, pois até o início do returno o Furacão soprava fraco e patinava na parte baixa da tabela. A reação pode ser atribuída a dois motivos em especial: troca de treinador e redução do preço do ingresso na Arena.
Com as duas atitudes tomadas pela diretoria, que acatou reivindicações da massa rubro-negra, o time voltou a demonstrar força jogando em casa e ganhou padrão tático. Com Ney Franco no comando foram 13 jogos, com sete vitórias, dois empates e quatro derrotas. Um aproveitamento digno de clubes de ponta: 59%.
Figurar abaixo da 10.ª posição na tabela também é quase uma novidade para o Atlético, pois a última vez que esteve nessa situação foi na 8.ª rodada do Brasileiro, quando empatou com o Paraná Clube, há exatos quatro meses (30 de junho). Depois dessa apresentação, o Rubro-Negro entrou em queda livre e despencou até ficar na zona de rebaixamento por três rodadas.
Esse crescimento na produção do time entusiasmou todo o grupo de jogadores e comissão técnica, tanto que o sonho de voltar a disputar a Libertadores ainda permanece para alguns atletas. De acordo com o site Infobola, resta ao Atlético 1% de chance.
Entretanto, o mais importante da ascensão do Furacão foi demonstrar que o elenco tem potencial e que, com suas peças principais mantidas, pode formar uma boa base para 2008, ano em que o clube disputará Copa do Brasil, Brasileirão e, provavelmente, Sul-Americana.
Contra o Grêmio, muita expectativa
O elenco voltou aos treinos no CT do Caju, na tarde de ontem, pensando no jogo de amanhã. O adversário é o Grêmio, clube que briga por vaga à Libertadores. A partida é uma das mais esperadas pela torcida, devido aos incidentes ocorridos em Porto Alegre, no 1.º turno, quando dois jogadores atleticanos saíram de campo bastante machucados graças à truculência tricolor. Alex Mineiro sofreu fraturas no rosto e Evandro teve três dentes quebrados e um arrancado.
A partida marcará o reencontro de Alex Mineiro com Tcheco, autor da jogada que resultou, de forma involuntária, na grave lesão do atacante. Tcheco também comemorará um importante feito em sua carreira nesse jogo. Ele defenderá pela 100.ª vez a camisa tricolor.
De acordo com informações da imprensa gaúcha, o Grêmio quer um olheiro da CBF para observar o jogo e afastar risco de represálias. O técnico Mano Menezes, no entanto, acredita que a partida transcorrerá sem incidentes.
Time
Ney Franco poderá contar com o que tem de melhor para enfrentar o Grêmio, mas a definição do time somente após o treinamento de hoje à tarde.
Uma das dúvidas do treinador é se Alex Mineiro começará jogando ou fica como opção para o 2.º tempo. Após o jogo contra o Cruzeiro, o artilheiro disse que não tem condições de agüentar uma partida inteira, pois ficou muito tempo afastado.
O treinador demonstrou preocupação nas jogadas de bola aérea executadas pelo adversário.
Atlético de olho em 2008
Nesta reta final de Brasileiro, o Furacão ainda briga por vagas em competições internacionais, mas também tem que se mexer para a manutenção de peças importantes para a temporada 2008. O pontapé inicial foi dado sábado, em Belo Horizonte. Ney Franco contou que já foi procurado pelo diretor Alberto Maculan para conversar sobre a renovação de contrato. A reunião decisiva acontecerá dia 5 de novembro. Com a provável permanência do treinador, toda a comissão técnica deve ser mantida – dor de cabeça a menos para o departamento de futebol.
Jogadores importantes e que têm se destacado na equipe, também têm que ser mantidos. É o caso dos zagueiros Rhodolfo e Antônio Carlos, do volante Valencia, do meia-atacante Ferreira e dos artilheiros Alex Mineiro e Marcelo Ramos. Dentre eles, que formam a estrutura do time, as situações mais complicadas para permanência são de Alex e Ferreira, que têm sido assediados por outros clubes. No entanto, os dois têm afinidade com a diretoria, torcida e cidade e já afirmaram que não vêem problemas em permanecer no Atlético, provavelmente com alguma valorização financeira.
Os jogadores que têm contrato até o final do ano são: os atacantes Alex Mineiro, Taílson, Geílson e Marcelo Macedo; o meia-atacante Tiago e os meias Ramon e Márcio.
Furacão sorteia viagem pro Caribe
Cahuê Miranda
Foto: Arquivo |
Convidados seguirão com a delegação, diz Mauro Holzmann. |
O Atlético está fazendo de tudo para convencer o torcedor a se associar ao clube. Desta vez, o Rubro-Negro extrapolou as tradicionais promoções que sorteiam passeios pelos bastidores da Arena, brindes e camisas oficiais. Quem é sócio do Furacão agora pode conhecer uma das paradisíacas ilhas do Caribe, de graça.
Na próxima segunda-feira, o Atlético vai sortear três sócios que irão ganhar uma viagem com acompanhante para Trinidad e Tobago, junto à delegação do Furacão. Entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro, o time vai participar da Copa Tributo a Shaka Hislop.
O torneio é uma homenagem ao goleiro da seleção do país, que joga pelo FC Dallas, parceiro norte-americano do Furacão, e vai pendurar as chuteiras. ?Quando acertamos nossa participação, nos ofereceram alguns lugares a mais e decidimos contemplar os nossos sócios?, conta o diretor de marketing Mauro Holzmann.
Além de acompanhar os jogos, os torcedores podem aproveitar para conhecer as incríveis praias da ilha, conhecidas pelas barreiras e piscinas de coral. Os sorteados ganharão as passagens e os 8 dias de estadia, com café da manhã, almoço e jantar. Quem não é sócio, ainda tem chance. Todos os que aderirem a um dos planos até o próximo sábado participarão do sorteio.
Para se associar ao Atlético, o torcedor deve comparecer ao espaço Sócio Furacão, na entrada da Arena, pela Rua Buenos Aires. As mensalidade custam R$ 60 ou R$ 80 e dão direito de assistir a todos os jogos do time na Baixada. Outras informações pelo telefone (41) 2105-5600.