Foto: Valquir Aureliano |
Ferreira voltou de viagem, treinou e está escalado para a partida de hoje à tarde, na Baixada. |
O Atlético reencontra o seu torcedor hoje à tarde, às 16h, na Arena da Baixada, e mais uma vez carrega consigo a obrigação de vencer. O adversário é o América-RN, último colocado do campeonato e já rebaixado à ?segundona?.
Tudo leva a crer numa vitória, porém o time de Natal, apesar de suas limitações técnicas, tem dificultado o quanto pode o trabalho de seus oponentes. Os três pontos a mais na tabela significam ao rubro-negro praticamente o adeus a Série B e a possibilidade de conquistar uma das vagas à Sul-Americana 2008. Por isso é vencer ou vencer.
As duas novidades do time serão a volta do colombiano Ferreira, depois de servir a seleção de seu país, e a estréia do goleiro Vinícius, revelado pelo clube, no lugar de Viáfara, contundido.
Na Arena, o Furacão defende uma invencibilidade de 12 jogos consecutivos e, sob o comando de Ney Franco, são cinco jogos e 100% de aproveitamento.
Para Claiton, capitão rubro-negro, o adversário merece toda atenção e respeito, principalmente pela situação na qual o clube potiguar se encontra. ?A atenção tem que ser redobrada pois eles vão arriscar e não têm nada a perder. Antecipadamente, já pedimos para a torcida ter paciência, que não será um jogo fácil. Mas vamos com a mesma motivação de jogos anteriores para alcançar os três pontos?.
Segundo o jogador, o Atlético tem de entrar em campo demonstrando muita humildade, mas tem de impor um ritmo forte de jogo, com muita marcação.
Jogar na Arena também é motivo de satisfação para Claiton, que estreou no Furacão neste ano, exatamente no jogo de ida, contra o América.
Segurança
Outro fator que pode ser determinante à vitória atleticana está na zaga. Há três jogos o sistema defensivo não leva gols criando uma confiabilidade maior ainda entre todo o grupo. De acordo com Danilo, essa segurança é resultado de trabalho e entrosamento dos atletas, principalmente entre o trio (Danilo, Rhodolfo e Antônio Carlos) e o colombiano Valencia, responsável por dar o combate antes dos zagueiros. ?Esperamos manter esse nível de atuação e já que sofremos cinco gols contra o Náutico, esperamos ficar cinco jogos sem levar gols?, afirmou o defensor.
Números da Arena são favoráveis
Manter a escrita dos 100% de aproveitamento. Este é o desejo dos jogadores e comissão técnica do Atlético para o jogo de hoje, diante do América-RN, na Arena. Nos confrontos realizados entre as duas equipes, o Atlético nunca perdeu para o ?Mecão?, atuando em Curitiba. Foram três vitórias: em 1973 (2 a 1), em 1983 (3 a 2) e 1998 (2 a 0). O aproveitamento em Curitiba também é total para o treinador rubro-negro neste Brasileirão. Nos cinco jogos, na Arena, Ney Franco conquistou cinco vitórias.
Esse retrospecto altamente positivo também aumenta a responsabilidade de todos, pois a torcida vai ao estádio com certeza de vitória. ?Estamos falando para os jogadores que esse desempenho (100%) é devido a entrega deles, que têm entrado concentrado em não perder os pontos dentro de casa?, afirmou Franco.
Para manter o mesmo desempenho, o treinador explicou que o time tem de entrar com o pensamento de vitória e jogar para que isso aconteça. ?Independente da situação do adversário, temos que jogar futebol. Se não entrarmos focados, corremos o risco de ser surpreendidos?, finalizou. (CB)
Campeonato Brasileiro – 32.ª rodada
Atlético-PR
Vinícius; Rhodolfo, Danilo e Antônio Carlos; Jancarlos, Valencia, Netinho, Claiton e Michel; Ferreira e Marcelo Ramos. Técnico: Ney Franco.
América-RN
Sérvulo; Carlos Eduardo, Robson e Rogélio; Ney Santos, Marquinhos Mossoró, Reinaldo, Leandro Sena e Berg; Geovane e Wesley Brasília. Técnico: Paulo Moroni.
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE).
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Angela Paula Régis Ribeiro (MG).
Local: Joaquim Américo, em Curitiba.
Horário: 17h.
Transmissão – NET: canal 77 (analógico) e canal 124 (digital).
Central de vendas: 4004-8844.
Ingressos: reta R$ 20 e gols R$ 15.