Enquanto caras novas não chegam, o Atlético ganhará em breve três “reforços” conhecidos da torcida. O lateral-direito Nei e os volantes Valencia e Zé Antônio estão em fase final de recuperação de suas lesões e podem ficar à disposição do técnico Geninho a partir da semana que vem.

continua após a publicidade

O retorno mais aguardado pela torcida rubro-negra pode ser o primeiro. Valencia, que já vinha participando dos treinos físicos, voltou a trabalhar com bola ontem. Ele participou dos últimos 20 minutos de um coletivo e não sentiu dores no ombro direito, operado há 45 dias.

A última partida do guerreiro atleticano foi no dia 29 de março, contra o J. Malucelli. Após sofrer uma falta, ele caiu de mau jeito e teve que deixar o campo, aos 28’ do segundo tempo.

Exames médicos constataram o rompimento do ligamento da clavícula e a necessidade de cirurgia. Devido à lesão, Valencia ficou fora das principais partidas do Furacão na temporada. Ele desfalcou o time na reta final do Paranaense e no duelo contra o Corinthians, pela Copa do Brasil, quando o Atlético foi eliminado.

continua após a publicidade

Mesmo após um mês e meio longe da bola, Valencia teve sua condição física elogiada pelo preparador Ridênio Borges. “Ele não perde a condição e a parte física está bem trabalhada. Depois da cirurgia ele ficou pouco tempo fora das atividades e está em um estágio que consideramos muito bom”, avalia.

Geninho fala com cautela, mas também comemora o retorno do volante. “É um jogador especial, com uma condição física muito boa. Mas depende desta condição para ter um bom rendimento. Vamos observá-lo melhor em campo, para daí programar sua utilização”, afirma.

continua após a publicidade

O primeiro jogo de Valencia no Brasileirão pode ser um desafio e tanto. Ele está cotado para pelo menos ficar no banco contra o Flamengo, no Maracanã, pela quarta rodada. O jogo pode marcar a estreia do atacante Adriano pelo clube carioca.

Os jogadores também reconhecem que a volta de Valencia fortalece o elenco. “Já o vi jogar e sei como é o seu estilo. Posso jogar ao lado dele e espero que volte logo, pra aumentar a concorrência e a qualidade do grupo”, diz o volante Rafael Miranda, que estreou no último domingo.

Disputa

A briga por um lugar na proteção à zaga ficará mesmo acirrada. Para a posição, o Atlético conta também com Chico, Rafael Miranda, Jairo, Renan, Fransérgio e Douglas Maia, além de Zé Antônio.

Assim como Nei, Zé Antônio terá que esperar um pouco mais pelo retorno. Afastado do time por uma lesão na coxa esquerda, ele trabalha fisicamente, ainda separado do grupo. Nei está na mesma situação, já recuperado de uma lesão no joelho. Eles devem retomar os trabalhos com bola até o final da próxima semana.

Com Valencia, Nei e Zé Antônio liberados, apenas dois jogadores seguem em tratamento no departamento médico do Furacão: Netinho, que operou o púbis, e Alberto, que se recupera de uma grave lesão muscular na coxa esquerda.