Atletiba virtual esquenta rivalidade entre torcidas

Um dos motivos que inflamam o clássico de maior rivalidade no Paraná, e que há muito toma conta das discussões entre atleticanos e coxa-brancas, é o debate sobre qual seria a maior tocida do Estado. Com o Coritiba na Segunda Divisão por duas temporadas, foi nos bastidores que o clássico se manteve vivo. Assim, nunca a rivalidade esteve tão acirrada fora do campo.

Para saber qual agremiação aglutina o maior número de aficionados, pelo menos na internet, o portal de notícias Paraná-Online está realizando uma enquete desde o dia 19 de outubro. Neste quesito, a torcida do Atlético leva vantagem.

Até esta segunda-feira (5), os rubro-negros respondiam por cerca de 48% dos votos, entre os leitores do Paraná-Online. Os alviverdes aparecem na cola com aproximadamente 41%, enquanto que 9% afirmam torcer pelo Paraná Clube.

A pesquisa do Paraná-Online desencadeou uma batalha virtual entre as torcidas. Além de recados em comunidades no orkut, sites de torcedores também publicaram notas incentivando à votação. No mesmo dia de lançamento da enquete, o site coxanautas.com.br já destacava a iniciativa do Paraná-Online. O espaço furacao.com não ficou atrás e tratou veicular a pesquisa, pois a torcida coxa-branca já despontava temporariamente com a maior porcentagem.

Para o gerente do portal, Clemente Moreira Neto, mesmo sem um fundamento cietífico, a pesquisa mostra uma porcentagem perto da realidade. "Nossas enquetes, além de manter a interatividade com o internauta, nos trazem informações que podem ser relevantes. Neste caso, mesmo não tendo fundamento científico que seja válido, nos aproximamos da realidade, pois temos um público diversificado de leitores de vários níveis sociais", comenta.

Clemente ainda reafirma a credibilidade da pesquisa, pois cada usuário pode votar apenas uma vez. "Temos um sistema que identifica o voto de cada usuário cadastrado. Uma vez optado por uma das alternativas, o usuário fica impossibilitado de repetir o voto, diferentemente de outras enquetes web, em que a votação não tem controle, dando margem irreal do universo em estudo". Para Clemente, o fato de o Atlético dominar virtualmente as pesquisas pode ser conclusivo. "Proporcionalmente não existe vantagem pra ninguém. Ambas as torcidas têm sua base, quase que totalitária, na região de Curitiba. Têm torcedores inseridos em níveis sócio/econômicos muito parecidos. Portanto, pode se basear nisso para concluir que o Atlético tem a maior torcida", atesta.

Além de liderar a pesquisa do Paraná-Online, a massa rubro-negra também leva vantagem quando o assunto é comunidades no orkut, o mais acessado site de relacionamentos do País. Enquanto a maior comunidade referente ao Atlético Paranaense conta com mais de 78 mil participantes, a comunidade coxa-branca mais numerosa tem vinculados menos de 30 mil membros.

Para o membro da Torcida Organizada Os Fanáticos, Drausio Cordeiro Santos Júnior, o Lombriga, a pesquisa do Paraná-Online apenas confirma os fatos. "A próxima pesquisa deveria ser para saber quando essas pesquisas vão parar. As pesquisas não trazem nada de novo, apenas mostram o que todos nós já sabemos. Não precisamos provar mais nada pra nós mesmos", afirma o categórico Lombriga.

Para Juliano Rodrigues, membro da torcida Império Alviverde, a Internet não pode ser usada como parâmetro para medir torcida. "Eles são uma torcida de internet, fora dela não existem. Nós somos torcedores de arquibancada. Uma torcida participativa que não fica só na Internet", afirma Juliano. "Nem todos os nossos torcedores tem acesso à Internet. Se antigamente eles eram a torcida do povão, a coisa se inverteu. Hoje eles ficaram de certa forma ‘elitizados’, enquanto que muitos torcedores da grande massa alviverde, que abrange todos os níveis sociais, mal sabe o que é orkut, conta."

A enquete do Paraná-online ficará aberta até a noite desta quarta-feira (7). Para participar é necessário efetuar o cadastro gratuíto.


Pesquisas apontam o Atlético time de maior torcida

Se na internet atleticanos levam vantagem, a maioria das pesquisas ratificam o fato e apontam o Atlético Paranaense como o time de maior torcida.

  Newton Almeida
Newton Almeida

Segundo pesquisa do Ibope, a torcida do Atlético teria mais de 900 mil adeptos.

Em 2004, uma pesquisa do Ibope estimou cerca de 900 mil atleticanos e 500 mil coritibanos em todo o Brasil. Em 2006, a Paraná Pesquisas fez um levantamento a pedido do jornal Gazeta do Povo, apontando o Rubro-Negro como líder de preferência em Curitiba, com 26,8% dos entrevistados. Já os alviverdes teriam, de acordo com a Paraná Pesquisas, 19,6% de preferência dos curitibanos.

O último levantamento foi feito no começo de outubro deste ano pelo instituto CNT/Sensus, que estimou as torcidas dos clubes da primeira divisão. Na pesquisa feita com 2 mil pessoas, em 24 estados, o Atlético aparece na 15ª colocação, com 0,8% da preferência dos brasileiros.

"São time da modinha. Nos últimos sete anos, é incontestável que o time deles teve mais exposição na mídia. Assim, todas as pesquisas podem passar a falsa realidade de uma torcida de ocasião. Nossa torcida sempre esteve presente, independentemente da situação da equipe", diz o coxa-branca Juliano.

Contudo, para Lombriga a vantagem numérica de torcedores rubro-negros é visível nos jogos fora de Curitiba. "Hoje, ao contrário do que acontecia antigamente, encontramos torcedores do Atlético na grande maioria das cidades que o Furacão joga". Acredito que um novo título de expressão deve consolidar o Atlético como um dos mais importantes clubes do país, assim como a torcida rubro-negra entre as grandes massas", afirma.


"Torcida se mede nos estádio"

Se o maior número de rubro-negros, entretanto, é inquestionável na rede mundial de computadores nas pesquisas, coritibanos utilizam os números das arquibancadas em seu favor para argumentar. Mesmo com o time na Série B, foi o estádio Couto Pereira que registrou as melhores médias de público pagante dos últimos anos.

  Valquir Aureliano
Valquir Aureliano

A média de público pagante do
Coritiba é a melhor da Série B.

Nas últimas três temporadas, de 2005 à 2007, o Alviverde mantém uma média de 14.584,6 torcedores por partida. Número bem superior aos 11.301 torcedores da média rubro-negra no mesmo período. Já o Paraná Clube, registra a média de 10.200,6 espectadores na Vila Capanema, nos últimos três anos.

Este ano, o Coritiba detém a quarta melhor média de público da Série B (14.351). O maior público do time este ano foi registrado no feriado do dia 12 de outubro, quando 32.786 pagaram para ver a vitória do Coritiba por 1 a 0 sobre o Criciúma. Já o Rubro-Negro, com média de 11.158 torcedores, tem o 14º desempenho entre as 20 agremiações que disputam a Série A.

Contudo, mesmo com a melhor arrecadação média da segundona (R$ 194.716,13), o Coritiba fica atrás do faturamento do Atlético com bilheteria (R$ 211.092,03). Isso comprovaria a justificativa dos torcedores para o pior desempenho no quesito.

Para Lombriga, a diferença no valor dos ingressos aliada à boa fase do Coritiba na Série B contribuíram para que o rival tivesse a melhor média de público. "Mesmo com promoção nosso ingresso é mais caro que o deles. Pra nós, o mais barato é quinzão e não tem meia entrada. Pros coxas a meia entrada vale dez reais, sem contar que lá a organizada ganha ingressos da diretoria".

O desempenho da torcida poderia ser pior ainda não fosse uma ação de "marketing" executado pela diretoria coxa-branca. Uma publicação em outdoors funcionou como uma alavanca para impulsionar os números do rival nas arquibancadas. A imagem do atacante Tuta silenciando a torcida rubro-negra no Atletiba que deu o título do Campeonato Paranaense de 2004 para o time coxa-branca aliada à frase "Falacianos: torcida se mede no estádio" inflamou os brios rubro-negros, dando início a guerra de quem levaria maior número de espectadores para as arquibancadas.

A diretoria do Rubro-Negro, que até então lutava contra o rebaixamento, reduziu o valor dos ingressos e a resposta foi imediata. Com o apoio maciço do torcedor, a equipe do técnico Ney Franco já acumula sete vitórias seguidas na Arena, além de aumentar significativamente a média de público do Furacão. Somente na última quarta-feira, mais de 23 mil pessoas acompanharam a última vitória em casa, 2 a 0 do Atlético em cima do Grêmio.


Rubro-Negros se apóiam nos recordes

No entanto, se os números nos estádios são favoráveis aos coxas, é nos recordes históricos que atleticanos se apóiam para desbancar os rivais. É o Furacão que detém os melhores públicos da história em todos os estádios ativos da capital. Além de estipular a marca de 31.700 no Joaquim Américo no jogo da grande final do Brasileirão de 2001, o Atlético ainda cravou 44.475 torcedores no Pinheirão (coincidentemente no Atletiba, que deu o título de campeão estadual para o Atlético em 1998) e 24.303 na Vila Capanema, na vitória de 3 a 2 diante do Santos, em 1968. O Rubro-Negro também detém o recorde de público em partidas de futebol no estádio do rival. Mais de 67 mil torcedores acompanharam a vitória do Furacão por 2 x 0 sobre o Flamengo, na semifinal do Brasileiro de 1983, no Couto Pereira.

"Os recordes confirmam a grandeza da torcida rubro-negra na história. Eles (coxas-brancas) podem pegar todos os borderôs desse ano e colocar num vidro em exposição. Mas nós sabemos que os fatos são evidentes", afirma o torcedor Lombriga.

Para Juliano Rodrigues, os recordes do rival são singulares, enquanto que o histórico de arquibancadas do Coritiba são periódicos. "Eles têm recordes aleatórios. Público grande numa única vez. Nós temos um histórico de grandes públicos", diz Juliano, que ainda ressalta os grandes públicos como arma do time para ascender à Série A. "A participação do torcedor foi fundamental para o retorno do Alviverde para a elite. Mesmo com essa maravilhosa campanha, não fosse o apoio da torcida, talvez o time não tivesse se superado e conquistado resultados importantes", comenta.

Contudo a eterna discussão de quem tem mais torcida, é fato inconteste que o clássico reúne multidões. Entre os 15 maiores públicos da história no futebol paranaense, o Atlético mandou em 8 jogos e o Coritiba em cinco. Em apenas duas oportunidades a dupla não estava em campo (Londrina x Corinthians, em 1978 – 54.178 estiveram no estádio do  café e no mesmo ano, 53.078 assistiram a Seleção Paranaense enfrentar a Seleção Brasileira).

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