Um dos maiores efetivos de segurança pública de todos os tempos estará em atuação no Atletiba de domingo. Para garantir a integridade da população e dos torcedores ficou definido ontem que, antes, durante e depois do clássico, haverá 950 policiais militares e cerca de 100 guardas municipais presentes na região do estádio Couto Pereira, em ruas estratégicas e nos terminais de ônibus de Curitiba.
Apenas dentro do estádio serão 500 policiais militares. Outros 150 estarão nas redondezas do Couto Pereira e os demais espalhados pela cidade. Entre os guardas municipais, ao todo, serão pelo menos quatro viaturas distribuídas por cada um dos nove núcleos existentes em Curitiba, totalizando cerca de 40 viaturas, com apoio de 18 motos, principalmente em terminais.
Seguindo as normas de segurança que já tem sido testadas para a Copa do Mundo 2014, somente torcedores com ingresso poderão entrar em um perímetro demarcado pela Polícia Militar nas redondezas do estádio. “Orientamos que, quem não vai ao jogo, evite passar pela região (do Couto Pereira). Só vai passar quem tem ingresso. Depois, que evite passar pela região da Baixada, pois vamos escoltar a torcida até lá após o término da partida”, avisou o major da Polícia Militar, Dorian Cavalheiro.
De acordo com o inspetor chefe de operações da Defesa Social de Curitiba, Sicarlos Pereira Sampaio, também é necessária a colaboração da população no caso de “movimentações estranhas” pela cidade. “Solicitamos que a população entre em contato pelo telefone 153 caso perceba mobilização diferente, para que a gente possa deslocar efetivo para esses locais. Pedimos que as pessoas tenham bastante atenção e paciência para que tudo saia certo”, afirmou.