O Atletiba do returno acontece somente daqui a 19 dias, mas já começou a esquentar. O motivo está relacionado à rodada passada, que colocou o Coritiba na liderança do returno e começa a dar contornos de decisão de campeonato ao clássico do dia 22, no Couto Pereira. Além da nova posição do Coxa, o momento do Atlético no Estadual também eleva a temperatura do duelo. Campeão do primeiro turno e já classificado às finais, o Furacão tem números que alimentam suas chances de ser campeão direto, caso consiga chegar no Atletiba precisando, por exemplo, empatar, como ocorreu no 1.º turno. Neste caso, cabe ao Coxa manter a atual margem de pontos ou ampliá-la, para forçar uma decisão extra.
A carta na manga do Atlético está exatamente nos critérios de desempate e no menor desgaste que poderá sofrer daqui até o dia clássico, pois não tem a pressão que o Coritiba enfrenta para ganhar o returno e não vai mais precisar sair de Curitiba para atuar. Além disso, o Furacão tem no momento o melhor ataque e a melhor defesa do Estadual. Ao longo do campeonato, marcou 43 gols e sofreu apenas 9. A média de gols por partida é a mais alta do Paranaense. São 2,38 gols por jogo, contra 1,5 do Londrina. No returno, o Furacão também sustenta o ataque mais positivo (17 gols) mas tem a segunda melhor defesa: 4 gols sofridos contra 2 do Tubarão. No entanto, como jogando em Curitiba ainda não sofreu gols, as chances de superar o LEC também são boas.
Mas é na tabela de jogos que o Atlético se agarra para ser campeão direto. Antes de encarar o Atletiba, o Rubro-Negro pega o Corinthians-PR no Ecoestádio e recebe o Arapongas na Vila Capanema. Se mantiver o 100% nestes jogos, fica na torcida para que Cianorte e Operário, que receberá o Coxa em Ponta Grossa, tirem pontos do rival e possam colocá-lo no clássico em pé de igualdade. Caso, Leão do Vale e Fantasma façam um estrago maior contra o Coxa, o Furacão agradece ainda mais. Afinal, na última rodada do returno, enquanto receberá o Paranavaí, que luta para não ser rebaixado, o Coritiba sairá contra o Roma Apucarana – outro que luta para não cair.