Atletas quenianos entre os favoritos

Dois atletas quenianos, Jo-shua Kipchumba e Bernard Mutai, além de uma italiana, Ricci Loredana, já confirmaram participação na sexta Maratona Ecológica Internacional de Curitiba, que será realizada neste domingo.

“Kipchumba, que em 2001 chegou em terceiro lugar, já é conhecido dos curitibanos, e volta para correr no pelotão de elite depois de vencer a Maratona de Florianópolis”, diz o diretor da prova, João Egdoberto Siqueira.

O queniano, que em 26 de dezembro completa 34 anos, obteve seu melhor tempo, de 2h16min58seg, há dois anos. ©Lebreª nas corridas de Livorno, Ravena e Latina (Itália), em 2000 foi segundo na Maratona de Alexandria (Egito) e terceiro nas de Gênova e Assis (ambas na Itália).

Seu conterrâneo, Bernard Mutai, com o melhor tempo de 2h14min58seg obtido neste ano, foi o primeiro da Maratona de Lietti, na Itália, disputada há poucos meses. Mutai completa 24 anos em 21 de dezembro.

Quem também participa pela primeira vez da Maratona de Curitiba, com chances de vitória entre o grupo de elite feminino, é a italiana Ricci Loredana, de 28 anos. Habituada a participar de provas realizadas em países de clima quente, seu melhor tempo é de 2h38min20seg.

Neste ano, Ricci foi a vencedora feminina da Maratona de Luxor, realizada no Egito, e segunda da Maratona de Pisa, na Itália.

Curitibanos na maratona

Os irmãos Domingos, Sérgio e Margaret Valeski, bem como sua tia, Célia Milek, irão correr os 42,195 km desta vez em casa.

Durante o ano todos se prepararam muito bem através de treinos e competições de longa distância por vários lugares do Brasil, para enfim correrem em Curitiba numa das mais belas e organizadas maratonas do Brasil.

Um mês atrás, com reportagem na Tribuna, Domingos Valeski e Célia Milek competiram no 1.º Desafio Praias e Trilhas em Florianópolis, num percurso muito difícil de 80 km, sendo que Célia obteve a terceira colocação geral feminina e Domingos uma vaga e a inscrição para representar o Brasil no Verdon Trail Aventure, no Sul da França, em junho de 2003, uma prova semelhante a esta, mas com percurso de 120 km.

Não é a primeira vez que os irmãos competem juntos, isto já é uma rotina que acontece há mais de nove anos através das provas de triathlon e corridas de rua, sempre conseguindo resultados expressivos.

Maioria na Maratona é do Paraná

O Paraná lidera o número de inscrições de atletas na 6.ª Maratona Ecológica Internacional de Curitiba. Até ontem estavam inscritos 1.715 competidores de 19 estados brasileiros e 12 países. Deste total, 880 são do Paraná, 471 paulistas e 103 cariocas.

“A presença das mais diversas regiões do Brasil mostra o interesse cada vez maior pela Maratona de Curitiba, que já se consolidou no calendário internacional, e que, com o novo percurso, atrairá um número ainda maior de atletas em alcançar recordes”, diz o secretário municipal do Esporte e Lazer, Fernando Guedes.

Também estão inscritos atletas catarinenses (90 atletas), mineiros (57), e gaúchos (42).

Além de dois corredores quenianos e uma atleta italiana que estarão no pelotão de elite, diversos países enviarão representantes para a prova de domingo em Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo