O Paraná encerrou sua participação nos 17.º Jogos Abertos Brasileiros (JABs), em Jaraguá do Sul (SC), com uma inédita terceira colocação, atrás apenas de São Paulo e Santa Catarina. É a melhor colocação já alcançada por uma delegação do Paraná nos JABs, o que demonstra o crescimento do esporte no Estado. Ao todo, o Paraná levou a Jaraguá 14 equipes, distribuídas no atletismo, natação, judô, futsal, voleibol, handebol e basquete.
Nos dois primeiros dias de competição, o Paraná conquistou 36 medalhas com as modalidades de judô, natação e atletismo, sendo 9 de ouro, 11 de prata e 16 de bronze. E nas decisões das modalidades coletivas, o futsal masculino de Marechal Cândido Rondon ficou com o título ao vencer a partida contra Jaraguá do Sul, mesmo resultado obtido pelo voleibol masculino de Maringá, que venceu Blumenau e levou o troféu de campeão.
O futsal masculino do Paraná, representado pelo time da Copagril/Marechal Cândido Rondon, precisou da prorrogação e dos pênaltis para sagrar-se campeão diante da equipe da Malwee/Jaraguá do Sul (SC). O jogo empatou em 3 a 3 no tempo normal e em 0 a 0 na prorrogação, com grandes atuações dos dois times.
Divulgação |
![]() |
Dirigentes do Paraná exibem os troféus conquistados. |
Na série de três penalidades máximas, o Paraná teve mais eficiência e marcou 3 a 1, levando o título dentro da casa do adversário. ?Mesmo com um grupo reduzido, o time mostrou espírito de superação e muita vontade, e passamos por cima de tudo para ganhar este importante título nacional?, disse o técnico Manoel Dalpasqualle, o ?Maneca?, de Marechal Cândido Rondon.
Outro título que veio depois de muita luta foi no voleibol masculino, em que o time do Maringá/Cesumar precisou suar muito para virar o jogo diante da ótima equipe de Blumenau. O Paraná perdeu o primeiro set por 26 a 24 e o segundo set por 25 a 23, mas soube buscar forças e empatar, fazendo 25 a 22 no terceiro set e 25 a 21 no quarto set. No tie-break decisivo, a equipe paranaense venceu por 16 a 14 e fez jus ao troféu de primeiro colocado.
O futsal feminino da equipe de Ponta Grossa, que também disputou o título, acabou perdendo para Caçador (SC) por 8 a 2. Há que se ressaltar que o time de Caçador é o atual campeão da Liga de Futsal Feminino, e praticamente massacrou todos os adversários com os quais cruzou durante a competição. Apesar da derrota, o técnico de Ponta Grossa, Wilson Bian Júnior, considerou o vice-campeonato uma grande conquista. ?As meninas souberam se superar, mostramos grande qualidade e esta medalha de prata premia todo o trabalho que fizemos?, disse.
No último dia de competições em Jaraguá, o Paraná ainda conquistou duas medalhas de bronze.
O basquete feminino, que no sábado havia perdido a vaga na final para Florianópolis, venceu a decisão do terceiro lugar contra Teresópolis (RJ), por 62 a 43. Por seu lado, o basquete masculino de Maringá disputou o bronze contra São Gonçalo (RJ) e venceu por 81 a 56.
Durante a realização dos JABs em Jaraguá do Sul, também foi definida a cidade-sede do evento em 2009.
A competição acontecerá em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Nos dias 27 e 28 de junho deste ano, o Conselho Gestor dos JABs se reúne em Vitória para iniciar as discussões sobre a 18.ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)