Com todos os detalhes definidos, começa amanhã a maior festa multi-esportiva da América do Sul. E ontem começaram a desembarcar no Brasil a legião estrangeira para a disputa dos VII Jogos Sul-Americanos – Brasil 2002. Tendo como sede as cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Belém, os primeiros a dar as caras foram os integrantes da delegação de Vela da Argentina, que desembarcaram no Rio no último domingo. Ontem, foi o dia das equipes de luta e judô argentinas; golfe, esgrima, judô, vela, atletismo e luta do Chile; atletismo e lutas da Bolívia; vela, golfe, esgrima e boxe do Paraguai.
A previsão do Comitê Organizador é que o dia de hoje seja o de maior movimentação nas cidades-sede, quando a quase totalidade das delegações das Antilhas Holandesas, Suriname, Guiana e Aruba devem desembarcar nas quatro cidades brasileiras que vão servir de palco para o Sul-americano Brasil 2002. A fase competitiva dos Jogos vão de quinta-feira até o dia 11 de agosto. Neste período perto de cinco mil pessoas vão aquecer as economias locais e chamar a atenção dos amantes do desporto.
Os Jogos Sul-Americanos formam a maior competição da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), entidade fundada em 1976 e composta por países da América do Sul, América Central e Caribe. Ao todos, são 15 os seus integrantes: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Destes países, apenas a Colômbia não participa da edição brasileira da competição.
Os números
A dois dias do início dos Jogos, já estão definidos os números da competição que reúne os paises da América do Sul e Central e do Caribe integrantes da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR). Além dos 2.069 atletas das 14 delegações que competirão em 26 modalidades esportivas, o total de envolvidos no evento conta também com oficiais, árbitros, imprensa e integrantes do Comitê Organizador, atingindo os 4.644 credenciados.
A organização dos Jogos é, depois dos atletas, o maior contingente da competição, com 827 pessoas. País-sede, o Brasil é também a maior delegação, somando 586 integrantes – dentre eles 465 atletas (208 mulheres e 257 homens) 121 oficiais.
Congresso define detalhes
Rio de Janeiro – Será realizado hoje, a partir das 10h, no Rio, o Congresso Técnico do Sul-Americano, que serão disputados entre os dias 1 e 11 de agosto. Participarão do encontro o presidente da Organização Desportiva Sul-Americana (ODESUR), Antonio Rodriguez, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman,e os chefes de missão dos 14 países participantes.
No Congresso serão discutidos detalhes técnicos da competição, como número de atletas participantes e definição do programa de provas, entre outros assuntos. Às 17h, os presidentes da ODESUR e do COB concederão uma entrevista coletiva no local do Congresso.