Atletas beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Esporte e Lazer, conquistaram medalhas nos Jogos Parapan-Americanos, que acontecem no Rio de Janeiro até 24 de agosto. Em dois dias de competições, os atletas ganharam uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze, conquistadas pelos nadadores Fabiano Machado, José Afonso Medeiros e Moisés Domingos Batista, e pela atleta de tênis de mesa Sônia Oliveira.

continua após a publicidade

?Estes resultados demonstram a importância da Lei de Incentivo ao Esporte para a formação de atletas. No caso dos nossos paratletas, os resultados já eram esperados, porque eles sempre superaram limites e mostraram força de vontade e garra?, disse o prefeito Beto Richa.

Foram conquistadas três medalhas nas piscinas do Parque Aquático Maria Lenk. Fabiano Machado ficou com a medalha de ouro após disputar o revezamento 4x100m livre.

A equipe brasileira venceu as equipes norte-americana (prata) e argentina (bronze). O curitibano José Medeiros, o Caco, conquistou o segundo lugar nos 100 metros livre classe S7, ficando atrás do também brasileiro Wagner Pires Silva. E Moisés Batista ficou com o bronze nos 150 metros medley classe SM4. Ele ficou atrás do nadador brasileiro Clodoaldo Silva (ouro) e do argentino Sebastian Ramirez (prata).

continua após a publicidade

No tênis de mesa, Sônia Oliveira ficou com a prata, após disputar a primeira colocação com a cubana Yanelis Silva Zamora.

Para o secretário municipal do Esporte e Lazer, Raul Plassmann, os nove atletas incetivados pela Prefeitura devem trazer mais medalhas do Parapan-Americano. Eles ainda competirão nas finais do tênis de mesa e da natação. Plassmann afirma que o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura tem contribuído para a melhoria do esporte em Curitiba.

continua após a publicidade

O secretário citou como exemplo a tenista Teliana Pereira, apoiada pelo município, que obteve a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de julho, no Rio de Janeiro. ?Os nossos seis atletas que foram ao Pan-Americano também estiveram entre os dez melhores das Américas?, afirmou. Neste ano, foi repassado pela Lei de Incentivo R$ 1,077 milhão para 464 atletas e 38 instituições esportivas.

Vaga no judô

Foi encerrado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil de Judô. O evento credenciou o campeão de cada categoria para o Campeonato Pan-Americano e o vice-campeão para o Campeonato Sul-Americano da categoria, que acontecem em novembro, na Colômbia, e em outubro, no Chile, respectivamente. O atleta Henrique Augusto Miniskowsky da Silva (beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte, de Curitiba) conquistou o título de campeão brasileiro na categoria peso pesado pré-juvenil, vencendo o atleta de São Paulo na luta final. Desta forma, Henrique garantiu sua vaga para representar o Brasil nos jogos da cidade de Calo, na Colômbia, em novembro. Gabriel Neris e Gilberto Leite também garantiram vagas.

Brilho no tênis de mesa e na natação

Todos os seis atletas paranaenses que integram a seleção brasileira
de tênis de mesa subiram ao pódio nos Jogos Parapan-Americanos
disputados no Rio de Janeiro. Claudiomiro Segatto e Luiz Algacir, que
conquistaram o ouro, garantiram suas classificações para as
Paraolimpíadas de Pequim em 2008.

Na final Brasil x Argentina, a
torcida foi ao delírio ao acompanhar a vitória do brasileiro
Claudiomiro Segatto sobre Daniel Rodriguez por 3 sets a 1, de virada,
com parciais de 7/11, 11/7, 11/6 e 11/8, pela classe 4-5. Na final da
classe 3, Luiz Algacir derrotou o compatriota Welder Knaf por três sets
(11/4, 11/3 e 12/10) e também garantiu seu lugar no alto do pódio.

As
pratas foram obtidas por Hemerson Kovalski, Willian Almeida e Sônia
Oliveira. O único bronze do Estado no tênis de mesa foi ganho por Maria
Luiza Passos na classe 5.

Natação

Um
ouro, uma prata e um bronze. Este foi o resultado dos primeiros dias de
disputa dos paranaenses da natação no Parapan. O ouro foi conquistado
por Fabiano Machado no revezamento 4 x 100 livre. José Afonso Medeiros
garantiu a prata nos 100m livre. Moisés Batista nadou a prova dos 150m
medley e ficou com o bronze. ?Representar o País é o ápice da carreira
de um atleta. Disputar uma competição internacional em casa é um sonho
que estamos realizando agora?, disse Fabiano Machado.