Pedras no sapato brasileiro na tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, os estrangeiros que participarão da prova, programada para as 6h50 (de Brasília) do dia 31, foram conhecidos neste domingo. Mais uma vez, a relação é predominantemente africana. Quênia, Etiópia, Tanzânia e Marrocos terão, juntos, 11 atletas na briga pelo título masculino e sete no feminino. No total, a prova reunirá cerca de 25 mil corredores, entre profissionais e amadores.
Entre os principais adversários brasileiros estão os quenianos Mark Korir, atual vice-campeão da prova e vencedor dos 10k Brasil Montevérgine, neste ano, Stanley Koech, que neste ano garantiu o título dos 25km de Aracaju e da Corrida das Pontes, em Recife, e Joseph Aperumoi, campeão da Meia Maratona de São Paulo e da Maratona Pró Adidas deste ano.
Atual vencedor da Sargento Gonzaguinha, disputada no último domingo, o etíope Belete Terefe é outro que desponta como favorito. Campeão da etapa de Brasília do Circuito Brasileiro, Alphonse Simbu, da Tanzânia, é outro que pode dar trabalho aos brasileiros.
Entre as mulheres, as quenianas Rumokol Chepkanan, campeã da Maratona de São Paulo deste ano e quinta colocada na São Silvestre de 2011, Nancy Kipron, tricampeã da Volta da Pampulha e Maurine Kipchumba, campeã da Volta da Pampulha deste ano, despontam como as favoritas a complicar a vida das brasileiras. Além delas, disputam a prova Dorcas Talam e as tanzanianas Jackline Sakilu, Anastazia Ghamaa, além de Fekede Almaz Negede, da Etiópia.
A principal novidade da edição de 2012 da São Silvestre é a mudança de horário. Após sofrer a sua primeira alteração em 1989, quando passou a ser realizada à tarde, o evento volta a acontecer na parte da manhã, assim como as grandes provas do mundo.