A atleta Marisa da Silva Cruz, de 60 anos, encontrou uma maneira criativa de retribuir o apoio recebido da Prefeitura de Curitiba por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Na tarde desta terça-feira ela doou uma bicicleta para o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). A entrega foi feita para a presidenta do IPCC, Marina Taniguchi.
A bicicleta é nova e foi repassada em seguida para Sueli dos Santos, diretora da Associação Curitibana de Órfãos da Aids (Acoa), para que promova sorteio e arrecade verbas. A instituição cuida de 24 crianças e oferece assistência a outras 162, que moram com pais portadores do virus da aids.
“Foi muito bom poder ajudar essas crianças”, disse Marisa. Ela começou a correr 19 anos atrás e já participou de cinco campeonatos mundiais de corrida e 30 maratonas. A última enfrentada por ela foi a Maratona Ecológica Internacional de Curitiba, realizada no último dia 16, quando venceu em sua categoria. Ela já havia vencido 28 provas.
Receber doações de atletas beneficiados pela Lei do Incentivo ao Esporte está virando rotina para as instituições de ação social de Curitiba. No início do mês o IPCC ganhou 400 quilos de alimentos e 500 peças de roupas dos organizadores da 1.ª Maratona Aquática de Curitiba, realizada no Círculo Militar.
O secretário municipal do Esporte e Lazer, Juliano Borghetti, aprova a iniciativa dos atletas. “Eles são muito gratos ao prefeito Cassio Taniguchi por criar o incentivo fiscal do esporte”, disse. “A lei de Curitiba é a única do Brasil que permite que os benefícios cheguem diretamente ao atleta. Por isso eles estão sempre dispostos a cooperar com o município.”
A Maratona Aquática teve a participação do campeão dos Jogos da Juventude do Paraná, Leonardo Sumida, de 17 anos, e do campeão da Copa Mercosul de Natação, Luciano D?Agostin, 27, além de outros nadadores apoiados pela Prefeitura.
Outro atleta que fez doação ao IPCC foi Peterson Rosa, um dos melhores surfistas do mundo, que entregou uma prancha autografada para ser sorteada entre pessoas que entregassem pacotes com fraldas geriátricas. O estudante Denis Fernando Marcos, de 19 anos, foi o ganhador. Ele entregou cinco pacotes com fraldas geriátricas e oito latas de leite em pó e ganhou 13 cupons para o sorteio, realizado no último dia 14.
Criado há pouco mais de um ano para estimular o esporte amador do município, a Lei de Incentivo ao Esporte prevê essa contrapartida social dos benefícios. Peterson recebeu apoio duas vezes, no segundo semestre de 2002 e no primeiro semestre de 2003. Por conta disso, teria de dedicar 80 horas em aulas de esporte a crianças carentes. De início, ele pretendia montar uma escolinha de surfe, idéia que se tornou inviável pela distância da praia.