Ana Luísa Makino de Gouveia, 20 anos, aluna do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é a principal destaque em escalada esportiva no Brasil. Amanhã, a atleta participa, em Curitiba, da 2.ª etapa do Ranking Paranaense de Dificuldade. “A escalada é um esporte que trabalha a concentração, o raciocínio, a autoconfiança, a técnica e, principalmente, a força dos braços e pernas”, explicou ontem a estudante.
Gouveia é campeã da 1.ª etapa do Ranking Paranaense de Dificuldade e de Boulder de 2003; campeã brasileira e do Open Brasil, em 2002; segunda mulher brasileira a participar de uma Copa do Mundo, Itália, em 2002. Dia 2 de agosto, participará da 2.ª etapa do Ranking Paranaense de Boulder e, dia 17 de agosto, da 1.ª etapa do Ranking Brasileiro. “Meu maior objetivo é ser semifinalista de uma copa do mundo, feito ainda não realizado por brasileiros”, ressalta.
Há cinco anos, Ana Luísa treina escalada. Já conquistou vinte troféus e uma medalha em competições locais, estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Em média, dedica duas horas de treino, durante três a quatro dias por semana, realizado na Academia de Escalada Jaguati. Seu marido, Ânderson Gouveia, é o técnico.
Família unida
A par de melhorar a rotina do dia-a-dia, a prática esportiva proporciona saúde e fortalecimento ao corpo. “No meu caso, também colaborou para unir toda a família no esporte”, conta a atleta. Quando Ana começou a escalar, o pai Goro Shiraiwa, a mãe Mieko e a irmã Thais também começaram a praticar atividades esportivas em conjunto, nas academias e ao ar livre. “O apoio da família é fundamental para o sucesso da minha carreira, pois ela sempre me incentiva a competir e a treinar, sem deixar o estudo de lado”, observa Ana.
A atleta está em busca de patrocinadores, para competir internacionalmente. “Gostaria muito de participar de todas as competições mundiais importantes, mas não disponho de condições financeiras para arcar com os custos”, lamenta. Interessados em patrocinar a jovem esportista podem ligar para (41) 353-5889.