Zersenay Tadese, da Eritréia, não teve dificuldades para vencer o Mundial de Meia Maratona. Favorito para vencer a prova disputada neste domingo no Rio de Janeiro, o atleta garantiu o bicampeonato ao abrir vantagem confortável para seus rivais ainda na primeira metade.

continua após a publicidade

Tadese, no ano passado, havia vencido a mesma prova, na ocasião disputada em Údine, na Itália, com o tempo de 58min59s. Neste domingo, embora não tenha conseguido um ritmo tão implacável, seus 59min56s foram mais do que suficientes para bater os seus adversários – no 10.º dos 21km a serem disputados, ele já ostentava 28 segundos de vantagem para o segundo colocado, Patrick Musyoki.

O primeiro brasileiro a completar o percurso foi Marílson Gomes dos Santos, que garantiu o oitavo lugar ao cravar 1h03min14s. O resultado do representante do Brasil foi inferior ao ano passado, já que na meia maratona disputada em Údine ele havia ficado com o sétimo lugar.

Na prova feminina, a holandesa Kiplagat também confirmou seu favoritismo e venceu com mais de um minuto de vantagem para as demais atletas, com o tempo de 1h08m37s. Na segunda colocação ficou a etíope Aselefech Mergia, enquanto Pamela Chepchumba, do Quênia, foi a terceira. María Zeferina Baldaia teve a melhor participação entre as brasileiras, chegando em 17.º

continua após a publicidade