O atleta curitibano Eduardo Zanetti Silva, 19 anos, está em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, participando do Campeonato Pan-americano de Jiu-jítsu. A competição acontece no ginásio da California State University, em Dominguez Hills. Também é lá que será realizado, em junho, o Campeonato Mundial de Jiu-jítsu, pelo segundo ano. Eduardo foi campeão do mundo em 2006, quando as lutas ainda aconteciam no Rio de Janeiro.
O ?Cabelera?, como é conhecido, se diz muito feliz em poder participar do Pan e do Mundial esse ano, já que em 2007 foi negado o seu visto de entrada nos EUA.
Praticante desde os 16 anos, acumulou um currículo invejável na arte marcial. Já competiu em várias cidades, como São Paulo, Garopaba, Blumenau, e principalmente Curitiba. Coleciona medalhas. Destacam-se, além do mundial, o bicampeonato paranaense 2005/06 e o bi do Circuito Curitiba 2006/07.
Sobre a competição, Zanetti está otimista: ?Os melhores lutadores são os brasileiros, e o maior inimigo da vitória é o medo da derrota. Não vou deixar nada me abalar.?