Ativistas levam bandeiras pró-Tibete no palco da abertura

Quatro ativistas estrangeiros foram retirados nesta quarta-feira (6) de frente do estádio Ninho do Pássaro, palco da cerimônia de abertura da Olimpíada, na sexta-feira. Eles carregavam bandeiras a favor do Tibete e contra a violação de direitos humanos na China. Esta foi a primeira tentativa de mobilizar a atenção mundial às vésperas do início da competição.

Três homens e uma mulher do grupo estudantil “Tibete Livre”, sendo dois britânicos e dois norte-americanos, traziam bandeiras com frases como “Free Tibet” (Tibete Live) e “Um Mundo, Um Sonho”, slogan olímpico, acrescentando ao lado a frase ‘liberdade para o Tibete’ em chinês.

Foi também a primeira manifestação em um dos locais a ser utilizado para jogos. Os organizadores da Olimpíada condenaram o incidente. “A China tem leis que controlam manifestações. Esperamos que os estrangeiros respeitem”, disse Sun Weide, porta-voz do Comitê Organizador.

Weide garantiu, no entanto, que os manifestantes não foram detidos nem levados à delegacia de polícia. Apenas foram “convidados a se retirar” do país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo