Os dois títulos conquistados pelo Athletico em 2018 passaram diretamente pelos pés do lateral-esquerdo Renan Lodi. Cria da base do Rubro-Negro, esta foi a temporada para que o jogador de 20 anos mostrasse seu valor. Somando 48 jogos no ano, ele começou a consolidar seu espaço na equipe na campanha vitoriosa do Furacão no Campeonato Paranaense, com o grupo de aspirantes. Com bons jogos no Campeonato Brasileiro, fechou seu ano como titular absoluto do elenco campeão da Sul-Americana.
+ De olho: Confira jogadores livres no mercado que podem reforçar o Trio de Ferro
O ano foi especial para o jovem atleta. Renan Lodi marcou o primeiro gol como profissional na goleada do Rubro-Negro contra o Maringá, por 5×0, na semifinal da Taça Caio Júnior. Em 2018, ele balançou as redes três vezes: além do gol pelo Estadual, marcou em duas oportunidades na Sul-Americana, uma diante do Caracas, da Venezuela, e outra contra o Fluminense, as duas vezes nos jogos de ida dos confrontos.
+ Também na Tribuna: Trio de Ferro pode perder patrocínio da Caixa
Apesar de já ter vestido o manto rubro-negro em outras ocasiões, foi apenas nesta oportunidade que o lateral se consolidou na ala. A estreia de Lodi no time profissional do Furacão foi em 2016, mas depois de fazer somente uma partida, o atleta retornou para a base.
+ Confira ainda: Ex-Paraná pode, finalmente, ter chance como titular na meta atleticana
Em 2017 chegou a fazer cinco jogos no time principal, mas também voltou a atuar no sub-23. Por isso, Renan sabia da importância de agarrar a chance que teve com Tiago Nunes. “O Estadual foi uma oportunidade muito grande para nós. Foi fundamental, porque sabíamos que com boas apresentações, teríamos chance no time principal. Fomos campeões, eu recebi oportunidades e procurei agarrar”, enfatizou, avaliando sua trajetória no ano.
+ Leia mais: Conheça a trajetória de Léo Pereira, um dos destaques do Furacão de 2019
Vale lembrar que a oportunidade de Lodi no time principal apareceu, de certa forma, de maneira forçada. Com a saída de Thiago Carleto, em julho, o “novato” pegou a posição, porém não demorou em mostrar que estava entre os titulares por mérito. Ele sequer deu espaço para Márcio Azevedo, que foi contratado justamente devido ao desfalque de Carleto.
+Também na Tribuna: Criador do mascote do Athletico defende Fura-Cão
Entre todas as conquistas, um dos momentos especiais que vivenciou foi no dia 7 de novembro, na primeira partida da semifinal diante do Fluminense pela disputa continental. O Furacão venceu com tranquilidade por 2×0 o time carioca e Lodi foi a estrela da noite. Além de marcar, deu assistência para Rony marcar o segundo. O placar foi importante para que o Athletico jogasse a volta, no Maracanã, com tranquilidade e carimbasse seu passaporte para a final, contra o Junior Barranquilla, da Colômbia.
+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!
Com contrato até março de 2022, o atleta está sendo observado por clubes do futebol internacional como a Juventus, da Itália. Porém, a multa rescisória no caso da quebra do contrato é de 40 milhões de euros. Isso significa que o Rubro-Negro não quer perder sua joia, a não ser que seja por uma gorda compensação financeira.
Com potencial para crescer ainda mais profissionalmente, Renan Lodi pode chegar longe. E independente do que ele poderá alcançar, o craque sempre lembrará de sua origem, como fez após a partida contra o Flu. “Só tenho a agradecer ao clube. Eu cheguei aqui com apenas 13 anos e na hora do gol passa muita coisa pela cabeça. Pensei em tudo o que passei aqui no clube e com a minha família”, disse, na ocasião.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!