O Athletico finalmente voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro depois de duas rodadas. Mesmo apresentando um futebol sem brilho, o Furacão lutou até o final e, com gol de Vitinho, venceu o Internacional por 1×0, na tarde deste domingo (14), na Arena da Baixada, chegou aos 13 pontos e subiu para a 12ª colocação na classificação da competição nacional. Sem tempo para comemorar, o Furacão se prepara agora para decidir sua vida na Copa do Brasil diante do Flamengo, nesta quarta-feira (17), às 21h30, no Maracanã, valendo vaga para a semifinal do torneio.
+ Confira como foi o jogo no nosso Tempo Real!
Com a necessidade de voltar a vencer para não se distanciar da parte de cima da classificação, o Athetico encontrou um adversário bastante modificado. O Colorado veio à Curitiba com um time quase todo reserva, mas impôs certa dificuldade ao Furacão. O Inter entrou em campo sem ainda ter vencido como visitante neste Brasileirão. A equipe gaúcha, inclusive, chegou a marcar aos dois minutos, mas o gol foi corretamente anulado.
O Athletico, aos poucos, tomou conta do jogo. Conseguiu chegar ao ataque especialmente quando encurralava o Internacional no seu campo. Assim, a primeira grande chance do Furacão veio aos 16 minutos. Marcelo Cirino recebeu de Bruno Guimarães e, na cara do gol, tentou cavar e acertou a trave. O colorado respondeu dois minutos mais tarde. A defesa rubro-negra falhou e Tréllez, na cara do gol, mandou por cima.
Essa, na verdade, foi a única grande chance dos visitantes no primeiro tempo. Não que o Athletico tenha protagonizado uma grande pressão sobre o colorado, mas seguiu rondando a área do adversário. Foram muitas bolas cruzadas, mas sem a efetividade necessária para furar a retranca colorada. Márcio Azevedo foi bastante acionado, mas errou demais e chegou a ser vaiado pelo torcedor. Dentro da sua proposta, então, o Inter garantiu o empate sem gols nos primeiros 45 minutos.
Para tentar furar a retranca do Internacional, o Athletico voltou com uma postura mais agressiva no segundo tempo. O resultado quase veio no segundo minuto da etapa final, mas Rony, livre na área, cabeceou por cima. Mas ao mesmo em que era mais ofensivo, o Furacão passou a dar espaços ao colorado. Assim, começou a tomar alguns sustos. Aos nove minutos, Rodrigo Lindoso cruzou, Tréllez apareceu livre e o goleiro Santos salvou o Rubro-Negro de tomar o primeiro.
Mas o Athletico seguiu mais organizado. O primeiro gol parecia ser questão de tempo. Marco Ruben, em tarde pouco inspirada, teve a chance de marcar aos 14 minutos, mas, na cara do gol, o camisa 9 parou em outra grande defesa de Marcelo Lomba. Na sequência, Nikão aproveitou a jogada de Márcio Azevedo, chutou da meia lua, mas parou novamente no goleiro colorado.
O Athletico ficou mais ofensivo depois da entrada de Bruno Nazário na vaga de Lucho González. Mas somente em teoria. O Furacão, na verdade, perdeu um pouco da sua organização e já não tinha tanta presença ofensiva. Assim, o Internacional tinha os contra-ataques a sua disposição. No entanto, faltava capricho ao colorado para conseguir encaixar uma bola.
+ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!
O Athletico foi para o tudo ou nada nos 15 minutos finais. Vitinho e Thonny Anderson entraram nas vagas de Marco Ruben e Marcelo Cirino. Com um time recheado de atacantes, o Furacão aumentou a pressão em busca da vitória. O jogo ficou aberto e com boas alternativas para os dois times. Aos 40, Bruno Nazário tentou de cabeça, mas errou o alvo. A pressão do Rubro-Negro deu resultado três minutos mais tarde. Vitinho arrancou e, da entrada da área, bateu colocado, venceu o goleiro Marcelo Lomba e garantiu a vitória atleticana na Arena da Baixada.
Ficha técnica
BRASILEIRÃO
1º Turno – 10ª Rodada
Athletico 1×0 Internacional
Athletico
Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Bruno Guimarães, Lucho González (Bruno Nazário) e Nikão; Rony, Marcelo Cirino (Vitinho) e Marco Ruben (Thonny Anderson).
Técnico: Tiago Nunes
Internacional
Marcelo Lomba; Heitor, Emerson Santos, Roberto e Natanael (Erik); Rodrigo Lindoso, Rithely (Zé Gabriel) e Nonato; Sarrafiore, Tréllez e Rafael Sóbis (Wellington Silva).
Técnico: Odair Hellmann
Local: Arena da Baixada
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Helton Nunes (SC)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gol: Vitinho 43 do 2º
Cartões amarelos: Jonathan, Rony (CAP); Roberto, Rodrigo Lindoso, Sarrafiore (INT)
Renda: R$ 321.805,00
Público total: 14.063
+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa região, futebol, entretenimento e horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!