Prestes a iniciar uma série de decisões pela Copa do Brasil e pela Libertadores da América, o Athletico perdeu um dos seus principais jogadores. O lateral-esquerdo Renan Lodi foi negociado na semana passada com o Atlético de Madrid por mais de R$ 80 milhões e, apesar de ter engordado os cofres atleticanos, vai fazer muita falta dentro de campo. Até agora, nem Márcio Azevedo e muito menos Abner, outros jogadores da posição, conseguiram se firmar e provar que podem substituir Lodi à altura.
Na derrota sofrida por 2×0 para o Cerro Porteño, em amistoso realizado na Arena da Baixada, no último sábado, ficou nítida a dependência que o Athletico tinha em Renan Lodi, especialmente para atacar. O jogador, na sua trajetória de destaque no Furacão, ficou marcado por suas subidas ao ataque em velocidade e com qualidade, pelas assistências e até por gols importantes marcados, sobretudo no ano passado.
+ Leia mais: Nikão recebe proposta e pode ser mais um a deixar o Athletico
No elenco atual, o técnico Tiago Nunes não conta com nenhum jogador com as características de Renan Lodi. Sem ele, o Athletico perdeu força pelo lado esquerdo. Diante do Cerro Porteño, Márcio Azevedo foi o escolhido para ser titular, mas não foi bem. Abner entrou no decorrer do segundo tempo, mas também pouco produziu e deixou o treinador atleticano preocupado com a reposição deste setor do time atleticano.
Por isso, nos próximos nove dias, até o duelo contra o Flamengo, se não tiver sucesso nas suas investidas no mercado para contratar um jogador com características semelhantes a de Renan Lodi, o técnico Tiago Nunes terá que criar novos mecanismos para manter o Athletico forte ofensivamente pelo lado esquerdo do campo. O atacante Rony, que tem atuado por esse setor, tem se virado como pode, mas tem sentido a falta de apoio nas investidas ofensivas.
“Não temos um jogador da característica do Renan Lodi. Ele defendia na média dos laterais do Brasil e exterior, mas tinha números ofensivos como atacante. É um dos que mais finalizava, mais dava assistências, mais causava desequilíbrio. Nós não temos esse jogador no elenco. Temos que criar uma nova estrutura, tentar criar meios coletivos de compensar a saída do Renan, se enquadrando nas características dos jogadores à disposição”, admitiu o treinador rubro-negro.
A diretoria do Athletico já definiu um alvo para substituir Renan Lodi. Destaque na Copa São Paulo e titular absoluto da Ponte Preta na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o lateral-esquerdo Abner, de apenas 19 anos, pode ser o novo reforço do Furacão. Segundo a imprensa de Campinas, o Rubro-Negro oficializou uma proposta pelo jogador e a multa para a saída do atleta para o mercado brasileiro é de R$ 10 milhões.
+ Confira a classificação completa do Brasileirão
Assim, o Athletico terá que desembolsar uma boa quantia para contar o jovem lateral da Ponte Preta para a sequência da temporada. O técnico Tiago Nunes já aprovou a contratação do jogador que, por suas características, pode ser um bom nome para substituir Renan Lodi na lateral-esquerda do Furacão para a sequência da temporada.