Podendo ter até sete competições para disputar na próxima temporada, o Athletico terá que ter um elenco maior para suportar a sequência de jogos de 2019. Por isso, jogadores que estão retornando de empréstimo podem ser aproveitados na equipe de aspirantes que vai disputar o Campeonato Paranaense, a partir de janeiro, e outros podem compor o elenco que vai jogar a Libertadores da América, Copa do Brasil, Brasileirão, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e a Copa Sul-Americana, caso o Furacão não passe da fase de grupos da Libertadores. Um grupo mais inchado, mas que pode dar o suporte necessário à comissão técnica rubro-negra para conseguir fazer uma boa temporada.
Do time que conseguiu, no final deste ano, a conquista da Copa Sul-Americana, poucos jogadores saíram ou ainda devem sair. O goleiro Felipe Alves, o meia Guilherme e o atacante Marcinho não tiveram seus contratos renovados e deixaram o Athletico. O meia Raphael Veiga retornou ao Palmeiras e o atacante Pablo, destaque e goleador do Furacão em 2018, foi negociado com o São Paulo.
+ Leia mais: Renan Lodi só sai do Athletico se pagarem a multa, garante Petraglia
Em meio a essas saídas e algumas indefinições de renovações, o Athletico tem uma lista extensa de jogadores que estão retornando de empréstimo. O time rubro-negro será comandado no Estadual pelo técnico Rafael Guanaes e a equipe já está treinando para o torneio que terá início no dia 20 de janeiro.
Ao todo, dez jogadores retornam de empréstimo. São cinco jogadores só para o sistema defensivo. Dentre eles, três goleiros. Léo retorna do Atlético-GO, Werleson do Sampaio Corrêa e Caio, que disputou vários jogos do Campeonato Paranaense deste ano, volta depois de uma passagem pelo Louteano, de Portugal. Além deles, o zagueiro Cléberson, que estava no Figueirense, e o lateral-esquerdo Nicolas, que jogou a Série B pela Ponte Preta, também estão de retorno ao clube.
Os outros cinco jogadores que estão voltando de empréstimo podem dar mais opções para o setor ofensivo. O meia Matheus Anjos, depois de uma boa passagem pelo Guarani, está de volta. Além dele, o meia João Pedro, com uma passagem apagada pelo Botafogo, o meia Felipe Gedoz, que estava emprestado ao Goiás, além dos atacantes Douglas Coutinho, que estava atuando pelo Fortaleza, e Juninho, que jogou a Série B pelo Figueirense, são opções para as duas comissões técnicas do Furacão para a próxima temporada.
+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!
No decorrer do ano, mais jogadores podem retornar de empréstimo. O lateral-direito Cascardo, que está no Vitória de Setúbal-POR, e os atacantes Yago, que está atuando no futebol mexicano e Crysan, do Al-Batin, da Arábia Saudita, têm seus empréstimos se encerrando na metade da próxima temporada.
Em meio a essas saídas e retornos, a diretoria do Athletico também vai reforçar o elenco, especialmente o que vai disputar as principais competições do clube na próxima temporada. O zagueiro Robson Bambu, ex-Santos, já foi confirmado pelo Furacão. Também podem ser confirmados nos próximos dias o meia Léo Citadini, outro do Peixe, o volante Erick, ex-Operário, além do meia equatoriano Sebastián Méndez, do Independiente Del Valle.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!