Histórico

Athletico comemora 21 anos da inauguração da Arena e artilheiro comenta gol

O dia 24 de junho é especial para o torcedor do Athletico. Nesta quarta-feira (24), a Arena da Baixada completa 21 anos de existência. A casa rubro-negra é um verdadeiro marco na história recente do Furacão.

Na partida inaugural, um amistoso contra o Cerro Porteño, do Paraguai, em 1999, coube ao atacante Lucas balançar as redes pela primeira vez no remodelado estádio no bairro Água Verde, em Curitiba.

https://www.youtube.com/watch?v=6qr7s-KjkMQ

“Foi muita alegria ter feito esse gol. Apesar de eu não ter jogado no Joaquim Américo antigo, eu sabia que a torcida sempre fazia do estádio um caldeirão. Quando chegamos ao estádio, vimos uma arena moderna. Nunca tinha jogado em um estádio como aquele”, relembrou Lucas, em entrevista à Tribuna/Gazeta do Povo.

Para o ex-atacante, a reinauguração da Arena da Baixada foi uma virada na história do Athletico.

“Nós sabíamos que estávamos mudando a história não só do clube, mas de todos que ali estavam. Com o estádio pronto, o nosso time virou uma potência, com bons jogos. Os times passaram a ter medo de nos enfrentar na Arena. Ali iniciou toda uma geração, que culminou em todo o poder que o Athletico tem hoje”, frisou Lucas.

Lucas já em sua segunda passagem pelo Athletico, em 2010. Foto: Albari Rosa/Arquivo

E, de fato, foi uma virada histórica para o Rubro-Negro. Dois anos depois, o clube erguia o caneco do Brasileirão. Em 2005, após ter ficado na segunda colocação do Campeonato Brasileiro no ano anterior, ficou com o vice-campeonato da Libertadores. Na ocasião, entretanto, o time foi impedido de jogar no Caldeirão a final contra o São Paulo e teve que mandar seu duelo em Porto Alegre.

Veio a Copa do Mundo de 2014 e mais investimentos e reestruturação no estádio atleticano. Obras que ainda hoje dão o que falar por conta do acordo tripartite entre Athletico, Prefeitura de Curitiba e Governo do Paraná.

Já nas últimas temporadas, as consagrações seguiram na Arena da Baixada. Veio a Copa Sul-Americana de 2018, conquistada diante de um estádio lotado contra o Junior Barranquilla, da Colômbia, e a Copa do Brasil do ano passado frente ao Internacional – vitória na Arena no primeiro jogo e triunfo também no Beira-Rio na grande decisão.

+ Mais do Furacão:

+ Athletico processa Coritiba em R$ 140 mil por danos morais
+ Athletico estuda entrar na Justiça pra transmitir jogos da Globo
+ Relembre em fotos os jogos da Copa do Mundo de 2014 na Arena


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?


Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna